Grupo psicoterapêutico online no tratamento de queixas e disfunções sexuais femininas
Resumo
Resumo: Introdução: As disfunções sexuais femininas (DSF) têm uma alta prevalência e o tratamento é realizado principalmente por meio de psicoterapia. No Brasil, a psicoterapia é realizada sumariamente na modalidade individual, apesar da terapia em grupo ser indicada como uma intervenção para o tratamento de transtornos mentais. Objetivo: A presente tese visa desenvolver e avaliar a eficácia de uma nova intervenção psicoterapêutica em grupo e online para o tratamento de queixas sexuais (QS) e DSF de brasileiras. Método: Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática com o intuito de identificar a eficácia das intervenções psicológicas em grupo para o tratamento das DSF (estudo 1). Concomitante, foi realizada a construção de um cenário social de pesquisa para instigar a participação de mulheres brasileiras cisgêneras no estudo piloto (estudo 2). Posteriormente, foi realizado o estudo piloto que avaliou a eficácia da GCBT no tratamento de mulheres brasileiras com QS ou DSF avaliados por meio do Female Sexual Funcion Index (FSFI) e Quociente Sexual Feminino (QSF) (estudo 3). Por fim, foi realizada uma revisão de escopo sobre a adesão das atividades de casa nas intervenções baseadas em mindfulness associado à Terapia Cognitivo Comportamental (MCBT) para o tratamento das DSF (estudo 4). Resultados: A revisão sistemática demonstrou que a GCBT aprimorou a função sexual (d = 0,46 - 1,92) para os transtornos da dor vulvar (d = 0.47 - 1.39) e dor durante o intercurso (d = 0.69 - 1.18), enquanto a MCBT demonstra eficácia para o aprimoramento da função sexual (d = 0.4 - 1.04) e dos transtornos do desejo e excitação sexual (d = 0.97 - 1.29). Também foi evidenciada a escassez de estudos brasileiros utilizando essas abordagens teóricas para o tratamento de DSF. Em torno de 30.5% (n = 92) das mulheres acessadas por meio do cenário de pesquisa e que se encaixavam nos critérios de inclusão da pesquisa apresentaram alguma QS ou indício de DSF (escores = a 26,55 no FSFI e/ou = a 60 no QSF). Mulheres brasileiras cisgêneras com menores escores de funcionamento e satisfação sexual apresentaram maior interesse em participar do grupo psicoterapêutico. A partir desses resultados foi elaborada uma nova intervenção baseada na GCBT online, somada a processos de psicoeducação. Foi observada a eficácia do tratamento na melhora do funcionamento sexual geral (d = 1.29), no domínio do desejo (d = 1.53), excitação (d = 1.21), lubrificação (d = 1.16), orgasmo (d = .66), mensurados pelo FSFI e da satisfação sexual mensurada por ambos o QSF (d = 1.55) e FSFI (d = 1.41). Os resultados da revisão de escopo evidenciaram que não existe um instrumento padrão ouro para avaliar a adesão das tarefas de casa indicadas no tratamento das DSF. Conclusão: A presente tese demonstra que mulheres brasileiras têm interesse em participar de grupos psicoterapêuticos online para o tratamento de QS e DSF. Também apresenta evidências preliminares de eficácia de uma nova intervenção baseada na GCBT para o tratamento das DSF. Por fim, conclui que não existe um instrumento psicométrico para mensuração da adesão das tarefas de casa sugeridas durante o tratamento das DSF. Palavras-Chave: sexualidade Abstract: Introduction: Female sexual dysfunctions (FSD) have a high prevalence, and treatment is primarily conducted through psychotherapy. In Brazil, psychotherapy is predominantly conducted in an individual format, despite group psychotherapy being recommended as an intervention for treating mental disorders. Objective: This thesis aims to develop and evaluate the efficacy of a new online group psychotherapeutic intervention for treating sexual issues (SI) and FSD in Brazilian women. Method: Initially, a systematic review was conducted to assess the effectiveness of group psychological interventions for treating female sexual dysfunctions (FSD) (study 1). Simultaneously, a social research framework was developed to encourage the participation of Brazilian cisgender women in a pilot study (study 2). Following this, the pilot study was carried out to evaluate the efficacy of Group Cognitive Behavioral Therapy (GCBT) in treating Brazilian women with SI or FSD, assessed using the Female Sexual Function Index (FSFI) and Female Sexual Quotient (FSQ) (Study 3). Finally, a scoping review was conducted on the adherence to homework activities in mindfulness-based interventions combined with Cognitive Behavioral Therapy (MCBT) for treating FSD (Study 4). Results: The systematic review demonstrated that GCBT improved sexual function (effect size, d = 0.46–1.92) for vulvar pain disorders (d = 0.47–1.39) and pain during intercourse (d = 0.69–1.18). MCBT showed efficacy in improving sexual function (d = 0.4–1.04) and disorders of sexual desire and arousal (d = 0.97–1.29). There was also evidence of a lack of Brazilian studies using these theoretical approaches to treat FSD. Approximately 30.5% (n = 92) of women accessed through the research setting who met the study's inclusion criteria exhibited either sexual dysfunction or signs of FSD (scores = 26.55 on the FSFI and/or = 60 on the FSQ). Brazilian cisgender women with lower sexual function and satisfaction scores demonstrated greater interest in participating in the psychotherapeutic group. Based on these findings, a new online GCBT-based intervention, combined with psychoeducation processes, was developed. The treatment showed efficacy in improving overall sexual functioning (d = 1.29), in the domains of desire (d = 1.53), arousal (d = 1.21), lubrication (d = 1.16), and orgasm (d = 0.66), as measured by the FSFI. Sexual satisfaction, as measured by both the FSQ (d = 1.55) and FSFI (d = 1.41), also improved. The scoping review results indicated that there is no goldstandard instrument to assess adherence to homework tasks recommended for treating FSD. Conclusion: This thesis demonstrates that Brazilian women are interested in participating in online psychotherapeutic groups for treating SI and FSD. It also presents preliminary evidence of the efficacy of a new intervention based on GCBT for treating FSD. Finally, it concludes that there is no psychometric instrument for measuring adherence to homework assignments during the treatment of FSD
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