Música e libertação nacional na Guiné-Bissau : as canções do conjunto musical Cobiana Djazz e Super Mama Djombo (1970-1983)
Resumo
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal investigar o impacto da atuação musical do Conjunto Cobiana Djazz e Super Mama Djombo no processo de luta de libertação Nacional na Guiné-Bissau, entre o período específico de 1970 a 1983, período esse abarca os quatro últimos anos da luta armada de libertação nacional e o contexto de estruturação administrativa do novo Estado independente. Refere-se que, o período de luta armada de libertação Nacional da Guiné- Bissau é "consensualmente", considerado o momento decisivo da reivindicação da autonomia e da construção da cultura nacional guineense, tanto pela esfera política como cultural/artística. É neste contexto que as duas bandas foram formadas no início da década de 1970, a década de proclamação da independência unilateral da Guiné- Bissau, lembrando que o projeto binacional do PAIGC, visava a unidade da Guiné e Cabo Verde, que juntos fizeram a luta contra o colonialismo português, tendo rompido esse projeto no início da década de 1980. Acontece que, após a independência, o desalento atinge a sociedade guineense devido à má conduta governamental e a crise ideológica no contexto do novo Estado, que em termos administrativos, estava-se estruturando, como também devido a dinâmica da política internacional, referindo-se ao avanço feroz do liberalismo e neoliberalismo e a crise do sistema socialista com qual a Guiné-Bissau "alinhava". Cobiana Djazz e Super Mama Djombo nasceram neste período, suas canções debateram o contexto colonial e pós-independência. Compreende-se nas canções dos dois conjuntos a preocupação em relação à libertação e a construção nacional, que segundo Fanon e Cabral, a libertação nacional tinha como missão a reconquista da liberdade e a retoma da autonomia econômica para construir a verdadeira independência e o progresso. Este é o objeto principal deste estudo. Metodologicamente, a pesquisa tem sido desenvolvida com base nos estudos outros.bibliográficos, análise das canções dos dois conjuntos e por demais meios como jornais, entre. Abstract: The main objective of this dissertation is to investigate the impact of the musical performance of Conjunto Cobiana Djazz and Super Mama Djombo on the process of the National liberation struggle in Guinea-Bissau, between the specific period of 1970 and 1983, a period that encompasses the last four years of the armed struggle for national liberation and the context of the administrative structuring of the new independent state. It is said that the period of armed struggle for national liberation in Guinea-Bissau is "consensually" considered to be the decisive moment in the claim for autonomy and the construction of Guinea-Bissau's national culture, both in the political and cultural/artistic spheres. It is in this context that the two bands were formed in the early 1970s, the decade of the proclamation of Guinea-Bissau's unilateral independence, remembering that the PAIGC's binational project aimed at the unity of Guinea and Cape Verde, which together fought against Portuguese colonialism, having broken off this project in the early 1980s. However, after independence, disillusionment hit Guinean society due to governmental misconduct and the ideological crisis in the context of the new state, which in administrative terms was being structured, as well as due to the dynamics of international politics, referring to the fierce advance of liberalism and neoliberalism and the crisis of the socialist system with which Guinea-Bissau was "aligned". Cobiana Djazz and Super Mama Djombo were born in this period, and their songs discussed the conflict between the two countries.
Collections
- Dissertações [252]