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dc.contributor.advisorKashiwagi, Helena Midori, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.creatorCardoso, Marili Rute Mendespt_BR
dc.date.accessioned2025-05-29T16:54:49Z
dc.date.available2025-05-29T16:54:49Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96684
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Drª Helena Midori Kashiwagi da Rochapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 24/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa abordou a gestão de resíduos sólidos no ambiente escolar e teve como objetivo geral utilizar os resíduos recicláveis como recurso pedagógico na Educação Ambiental para ações de sensibilização dos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação teve como local de estudo a Escola Municipal Gabriel de Lara, localizada na Ilha dos Valadares, em Paranaguá/PR, com 25 alunos do 3º ano, com idades entre 8 e 12 anos. Os fundamentos teóricos se embasaram no aporte legal da Política Nacional de Resíduos Sólidos, nos princípios dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), e autores como Layrargues (2002), Loureiro (2007), Brandão (1998), e Zabala (1998). A pesquisa foi desenvolvida a partir da metodologia da pesquisa qualitativa participante e aplicação da sequência didática para promover as práticas educativas que integram teoria e prática. Com o apoio da Associação de Catadores e recicladores Nova Esperança obtivemos resultados com a sensibilização ambiental foram a criação de brinquedos ecológicos com materiais recicláveis e atitudes mais sustentáveis. A pesquisa evidenciou impactos positivos, destacando-se a importância da escola como agente transformador na comunidade e a relevância da Educação Ambiental na formação de cidadãos críticos e responsáveispt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research looked at solid waste management in the school environment and its overall aim was to sensitize students in the early years of elementary school to the use of recyclable waste as a teaching resource in environmental education. The study site was the Gabriel de Lara Municipal School, located on Ilha dos Valadares, in Paranaguá/PR, involving 25 third-year students aged between 8 and 12. The theoretical framework was based on the legal framework of the National Solid Waste Policy, the principles of the 5Rs (Rethink, Refuse, Reduce, Reuse and Recycle) and authors such as Layrargues (2002), Loureiro (2007), Brandão (1998), and Zaballa (1998). The research was carried out using the methodology of qualitative participant research and the application of a didactic sequence to promote educational practices that integrate theory and practice. With the support of the Nova Esperança Association of Waste Pickers and Recyclers, the study achieved through environmental awareness were the creation of ecological toys using recyclable materials and more sustainable attitudes. The research showed positive impacts, highlighting the importance of the school as a transforming agent in the community and the relevance of Environmental Education in the formation of critical and responsible citizenspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleA utilização de resíduos recicláveis como recurso pedagógico da educação ambiental para ações de sensibilização dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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