Concepções de educação ambiental e das relações entre ser humano e natureza dos professores dos ensino fundamental II do município de Garuva-SC
Resumo
Resumo: A pesquisa buscou compreender as concepções de Educação Ambiental e as relações entre ser humano e natureza entre professores do ensino fundamental, do sexto ao nono ano, nos diversos componentes curriculares do município de Garuva-SC. Esta compreensão foi alcançada por meio de uma análise qualitativa dos participantes, utilizando entrevistas semiestruturadas como principal ferramenta metodológica. O trabalho apresenta uma construção teórica dividida em tópicos, trazendo as problemáticas ambientais ao longo dos séculos, o resgate histórico do processo de consolidação dos tratados e encontros internacionais sobre o meio ambiente; a construção das Ciências Ambientais e Educação Ambiental, a qual pretende trazer aspectos interdisciplinares; a construção do território do município de Garuva e suas relações humanas, resgatando a cultura local e algumas comunidades que marcaram sua história neste território, subsidiando a construção de parte do produto educacional; Ensino e Mudança na formação docente e Currículo, saberes e o sujeito crítico representam tópicos que elucidam o quefazer e a ação-reflexão de Paulo Freire a partir da realidade institucional posta. Para a compreensão dos resultados das entrevistas, foi utilizada a Análise de Conteúdo em que emergiram as categorias centrais descritas ao longo da dissertação e o resultado dessas relações foi criado um roteiro de formação continuada para aplicação com os professores, pensada na Vivências no processo formativo estruturada de acordo com o território e as especificidades socioambientais que os professores estão inseridos Abstract: This research aims to understand the conceptions of Environmental Education and the relationships between humans and nature among middle school teachers (sixth to ninth grade) across various curricular components in the municipality of Garuva-SC. This understanding was achieved through a qualitative analysis of participants, using semi-structured interviews as the primary methodological tool. The study presents a theoretical framework divided into topics, addressing environmental issues throughout the centuries, the historical consolidation of international treaties and meetings on the environment, the development of Environmental Sciences and Environmental Education—intended to bring interdisciplinary aspects—the construction of Garuva’s territorial identity and its human relationships, recovering local culture and communities that have shaped its history. This provides a foundation for part of the educational product. Additionally, topics such as Teaching and Change in Teacher Training, Curriculum, Knowledge, and the Critical Subject illustrate Paulo Freire’s praxis of action-reflection within the institutional reality. To analyze the interview results, Content Analysis was employed, from which central categories emerged and were described throughout the dissertation. As an outcome of these findings, a continuing education program was designed for teachers, structured as experiential learning within the training process, considering the territory and socio-environmental specificities in which the teachers operate
Collections
- Dissertações [132]