Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, José Carlos, 1964 maio-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.creatorMacedo, Keyse Caldeira de Aquinopt_BR
dc.date.accessioned2025-05-13T15:21:12Z
dc.date.available2025-05-13T15:21:12Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96505
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Carlos Fernandespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Arte, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 17/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Comunicaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese analisa as diretrizes da política moderação de comentários para a comunidade on-line de leitores nas plataformas digitais de dois jornais impressos de referência e de audiência global, o norte-americano The New York Times e o britânico The Guardian. Ambos estão entre os maiores jornais do mundo (Molina, 2008). O foco da pesquisa é compreender como as políticas de participação definem estratégias para manter a lealdade das audiências ativas. Para a base teórica desta tese buscamos a articulação de conceitos como audiências ativas (Masip et al., 2015/2019; Suau, 2015); política de participação e moderação (Domingo, 2008/2015; Ruiz et al., 2011; Liu e McLeod, 2021; Grimmelmann, 2015; Wang, 2021; entre outros); comunidades discursivas (Benetti, 2020; Swales, 2016; Borelli, 2016); finalidades do jornalismo e crise de confiança (Reginato, Benetti, 2018; Vos; Eichholz; Karaliova, 2019; Newman, 2024b; Toff et al., 2021; Banerjee et al., 2023; Arguedas et al., 2022; entre outros). Na análise, optamos pela abordagem de estudo de caso comparativo (Gomes Neto; Albuquerque; Silva; 2024), aliada à técnica de Análise de Conteúdo (Sampaio; Lycarião, 2021) para categorização das características textuais de cada política de moderação. Para efeitos comparativos, foram analisadas e categorizadas as políticas de moderação de outros quatro jornais impressos de referência: o norte americano The Washington Post, o espanhol El País, o brasileiro Folha de S. Paulo e o argentino Clarín. O critério de escolha dos jornais também se justifica pela representatividade, contemplando a seleção de dois exemplos de cada região da América do Norte, Europa e América Latina. A categorização dessas características, associada às demais fases do método de estudo de caso comparativo, pode nos indicar cenários de construção e manutenção de comunidades on-line de leitores, e de quais modos os jornais de referência reforçam os laços de fidelidade com os leitores e corroboram a credibilidade e confiança no processo editorial jornalísticopt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis analyzes the comment moderation policy guidelines for the online reader communities on the digital platforms of two leading print newspapers with a global audience, The New York Times and The Guardian. Both are amongst the largest newspapers in the world (Molina, 2008). The focus of this study is to understand how participation policies define strategies to maintain the loyalty of active audiences. For the theoretical basis of this study, we articulate concepts such as active audiences (Masip et al., 2015/2019; Suau, 2015), participation and moderation policies (Domingo, 2008/2015; Ruiz et al., 2011; Liu and McLeod, 2021; Grimmelmann, 2015; Wang, 2021; among others), discursive communities (Benetti, 2020; Swales, 2016; Borelli, 2016), purposes of journalism and crisis of trust (Reginato, Benetti, 2018; Vos; Eichholz; Karaliova, 2019; Newman, 2024b; Toff et al., 2021; Banerjee et al., 2023; Arguedas et al., 2022; among others). In the analysis, the comparative case study approach was chosen (Gomes Neto; Albuquerque; Silva; 2024), combined with the Content Analysis technique (Sampaio; Lycarião, 2021) to categorize the textual characteristics of each moderation policy. For comparative purposes, the moderation policies of four other leading print newspapers were analyzed and categorized: The Washington Post, El País, Folha de S. Paulo and Clarín. The newspapers were also selected based on their representativeness, with two examples from each region of North America, Europe and Latin America. The categorization of these characteristics, combined with the other phases of the comparative case study method, could show us scenarios for building and maintaining online communities of readers, as well as how leading newspapers reinforce loyalty with readers and corroborate credibility and trust in the journalistic editorial processpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectJornalismo digitalpt_BR
dc.subjectLeitores - Reação críticapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleA vez do leitor : moderação e manutenção das audiências ativas nas plataformas digitais dos jornais The Guardian e The New York Timespt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples