Kaingangcracia : a política interna como forma compósito do poder da chefia Kaingang
Resumo
Resumo: Neste estudo, aborda-se a política interna Kaingang, considerando-a êmica. Esta é uma forma própria de fazer política que se estabelece a partir de um emaranhado de relações que constituem uma forma de exercício do poder. O desenho dessas relações é dado por um cacicança, ou seja, o conjunto de lideranças e o cacique. O cacique possui a prerrogativa da palavra final, porém, ao tomá-la, está implícito um cálculo com menor desgaste político e que abrange a vontade da maior parte de suas lideranças. Essas lideranças são membros de famílias fortes com alguma influência. Desse modo, esta tese busca defender que o poder do cacique é compósito, em outras palavras, é composto por lideranças e sua capacidade de impelir uma forma de gestão territorial. A gestão territorial pressupõe nomear servidores públicos e permitir o acesso aos recursos da Terra Indígena. Uma liderança com capacidade de impor a sua lei e agir com retidão no gerenciamento dos recursos é prestigiada de igual forma tanto quanto o cacique. O prestígio da cacicança alimenta e é alimentado pelas relações estabelecidas com o mundo não indígena, sendo assim, o termo política interna não diz respeito às regras internas da Terra Indígena, antes as suas disputas que transbordam por suas fronteiras. Os dados obtidos por essa pesquisa são fruto de uma imersão de dois anos letivos escolares, para tanto, trabalhou-se como professor na Escola Estadual Indígena Kokoj Ty Han Yá. Também estão fundamentados em entrevistas com interlocutores, pesquisas em redes sociais e a participação ativa no cotidiano da Terra Indígena Mangueirinha Abstract: This study addresses Kaingang internal politics, considering it as an emic. Internal politics is a specific way of doing politics that is established from a tangle of relationships that constitute a form of exercising power. The design of these relationships is given by a cacicança, that is, the group of leaders and chief. The chief has the prerogative of the final word, however, in taking it, a calculation is implicit with less political wear and tear and encompasses the will of the majority of its leaders. These leaders are members of strong families with some influence. Thus, this study seeks to argue that the chief's power is composite, in other words, it is composed of leaders and their ability to drive a form of territorial management. Territorial management presupposes appointing public servants and allowing access to the resources of the Indigenous Land. A leader with the ability to impose his law and act with rectitude in the management of resources is equally prestigious as his chief. The prestige of the chief feeds and is fed by his relations established with the non-indigenous world, therefore, the term internal politics does not refer to the internal rules of the Indigenous Land, but rather to its disputes that overflow its borders. The data obtained by this research are the result of a two-year immersion in school, where he worked as a teacher at the Kokoj Ty Han Yá State Indigenous School. They are also based on interviews with interlocutors, research on social networks and active participation in the daily life of the Mangueirinha Indigenous Land
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