dc.contributor.advisor | Camargo, Hertez Wendel de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.creator | Lunkes-Carvalho, Rafaeli Francini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-01T19:47:21Z | |
dc.date.available | 2025-05-01T19:47:21Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96348 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Hertez Wendel de Camargo | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 07/02/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta tese investiga as narrativas de humor de três humorista do Paraná - Anderson Magatão (Juca Bala), Diogo Almeida e Evelyn Mayer — considerando suas atuações no rádio, Tik Tok e Instagram. A pesquisa procura identificar elementos da cultura do Paraná presentes nas narrativas midiáticas. Os humoristas analisados são provenientes de diferentes regiões do Paraná (Guarapuava, Curitiba e Londrina), funcionam como espelhos da identidade regional, disseminando traços e particularidades culturais através de suas narrativas. Apesar do humor estar se tornando cada vez mais relevante nos estudos acadêmicos, existem poucos estudos sobre o humor regional, especialmente no contexto paranaense. Este estudo visa destacar a importância do humor como prática cultural e comunicativa, ressaltando sua função na construção de identidades regionais e no enriquecimento do imaginário coletivo. O humor não é examinado isoladamente, mas como componente de uma estrutura integrada que reflete e reforça a cultura regional. A análise integra as quatro Esferas de Significação (ES) – humor, storytelling, arquétipos e mídia — para traçar as características que definem o humor do Paraná. As Esferas de Significação (ES) não operam de forma autônoma; estão conectadas numa dinâmica de integração, na qual o humor se nutre do storytelling, que, por sua vez, apoia-se nos arquétipos culturais e encontra na mídia o meio de disseminação e interação. Esta estrutura quaternária proporciona um panorama interpretativo que possibilita a análise sistemática das narrativas midiáticas dos humoristas do Paraná e a compreensão de como elas espelham, intensificam ou reinterpretam elementos do imaginário cultural paranaense. Essa perspectiva quadridimensional não só realça as relações entre as esferas, mas também ressalta a importância de cada uma na interpretação do humor como uma prática comunicativa complexa. A pesquisa destaca a relevância do imaginário na construção dessas narrativas, mostrando como o regionalismo se expressa em figuras imaginativas dinâmicas e intersubjetivas. Os resultados apontam que o humor do Paraná, enquanto prática simbólica, transcende o entretenimento, atuando como meio de comunicação cultural e instrumento para auxiliar no entendimento do imaginário coletivo do estado. Espera-se que este estudo proporcione novos pontos de vista sobre a função do humor na comunicação e na formação de narrativas culturais | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This thesis investigates the humor narratives of three comedians from Paraná—Anderson Magatão (Juca Bala), Diogo Almeida, and Evelyn Mayer—considering their performances on radio, TikTok, and Instagram. The research aims to identify elements of Paraná's culture present in these media narratives. The analyzed humorists, originating from different regions of Paraná (Guarapuava, Curitiba, and Londrina), serve as mirrors of regional identity, disseminating cultural traits and particularities through their narratives. Although humor is becoming increasingly relevant in academic studies, there is a lack of research on regional humor, particularly in the context of Paraná. This study seeks to highlight the importance of humor as a cultural and communicative practice, emphasizing its role in constructing regional identities and enriching the collective imagination. Humor is not examined in isolation but as a component of an integrated structure that reflects and reinforces regional culture. The analysis integrates the four Spheres of Signification (ES)—humor, storytelling, archetypes, and media— to outline the characteristics that define humor in Paraná. The Spheres of Signification (ES) do not operate independently; they are interconnected in a dynamic integration, where humor draws from storytelling, which, in turn, relies on cultural archetypes and finds in media its means of dissemination and interaction. This quaternary structure provides an interpretative framework that enables the systematic analysis of the comedians' media narratives and an understanding of how they mirror, intensify, or reinterpret elements of Paraná's cultural imagination. This four-dimensional perspective not only highlights the relationships among the spheres but also underscores the significance of each in interpreting humor as a complex communicative practice. The research emphasizes the relevance of the imagination in constructing these narratives, showcasing how regionalism is expressed through dynamic and intersubjective imaginative figures. The results indicate that Paraná's humor, as a symbolic practice, transcends entertainment, acting as a medium of cultural communication and a tool to aid in understanding the state's collective imagination. This study is expected to provide new insights into the role of humor in communication and the formation of cultural narratives | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Humoristas | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Cultura - História - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Imaginario | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Riso e imaginário : narratologia e criação no humor paranaense | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |