• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016071P8 Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016071P8 Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Os discursos de outsiders na política : uma tipologia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - MATEUS DA CUNHA SANTOS.pdf (5.562Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Santos, Mateus da Cunha
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Nos últimos anos, indivíduos com carreiras consolidadas em áreas como entretenimento, educação e empreendedorismo têm chegado ao topo da hierarquia política. Ainda que careçam de experiência oriunda do exercício de cargos políticos institucionais, outsiders conseguem alavancar suas candidaturas e pular etapas na carreira política através da acumulação de três tipos de capital (Alcántara, 2016): econômico, técnico e popular. No entanto, essa condição não esclarece por completo o êxito eleitoral desse perfil de candidato. Nesse contexto, faz necessário atentar para a sua comunicação eleitoral. Partindo da hipótese de que, apesar das discrepâncias em termos de distâncias geográficas, cronologias e contextos sociopolíticos, os discursos eleitorais de candidatos outsiders são marcados por uma série de regularidades discursivas, a pesquisa tem como questão-chave: Qual o núcleo discursivo que caracteriza a comunicação eleitoral de candidatos que concorrem como outsiders em disputas presidenciais? Com a Análise de Discurso ancorada em Maingueneau (2008a) como quadro teórico metodológico, analisamos um corpus formado por discursos de lançamento de candidatura, spots televisivos e vídeos publicados em perfis digitais de quatro presidentes outsiders. O recorte inclui candidatos que chegaram à presidência sem experiência prévia em cargos políticos institucionais, no período de 2014 a 2022, em países do continente americano que possuem o português, o espanhol ou o inglês como idioma oficial. Os casos analisados foram: 1) O comediante Jimmy Morales, eleito presidente da Guatemala em 2015; 2) O empresário e apresentador de televisão Donald Trump, eleito presidente dos EUA em 2016; 3) O empresário Luis Abinader, eleito presidente da República Dominicana em 2020; 4) O professor Pedro Castillo, eleito presidente do Peru em 2021. Após sistematização dos tipos de discurso reconhecidos na comunicação eleitoral de cada candidato, chegamos a uma tipologia representativa da totalidade. Com base nessa classificação e em semelhanças encontradas entre os discursos dos candidatos, desvelamos um núcleo discursivo caracterizado por quatro tipos de discurso, a saber, nacionalista, populista, anti-establishment e anticorrupção, um ethos que projeta a figura do Messias, e marcas linguísticas que remetem às suas profissões de origem
     
    Abstract: In recent years, individuals with established careers in fields such as entertainment, education, and entrepreneurship have ascended to the highest levels of political hierarchy. Although they lack experience stemming from holding institutional political positions, outsiders have managed to leverage their candidacies and bypass traditional political career stages through the accumulation of three types of capital (Alcántara, 2016): economic, technical, and popular. However, this explanation alone does not fully account for the electoral success of this type of candidate. In this context, it’s essential to examine their electoral communication. Based on the hypothesis that, despite differences in geographical locations, timelines, and sociopolitical contexts, the electoral discourses of outsider candidates exhibit a series of discursive regularities, this study addresses the following central question: What is the discursive core that characterizes the electoral communication of candidates who run as outsiders in presidential elections? Employing Discourse Analysis anchored in Maingueneau (2008a) as the theoretical and methodological framework, this research analyzes a corpus comprising campaign announcement speeches, television spots, and videos published on the digital profiles of four outsider presidents. The selected cases include candidates who assumed the presidency without prior experience in institutional political positions between 2014 and 2022 in countries across the Americas where Portuguese, Spanish, or English is the official language. The analyzed cases are: 1) comedian Jimmy Morales, elected president of Guatemala in 2015; 2) businessman and television host Donald Trump, elected president of the United States in 2016; 3) businessman Luis Abinader, elected president of the Dominican Republic in 2020; and 4) teacher Pedro Castillo, elected president of Peru in 2021. Following the systematization of the types of discourse identified in the electoral communication of each candidate, a representative typology of the whole was developed. Drawing on this classification and the similarities found amongst the candidates’ discourses, the study reveals a discursive core characterized by four types of discourse—nationalist, populist, anti-establishment, and anticorruption—, an ethos projecting the figure of a Messiah, and linguistic markers associated with their respective professional backgrounds
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96058
    Collections
    • Teses [30]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV