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    Matriz de avaliação da satisfação dos usuários com MOOCS : modelagem e aplicação na UFPR aberta

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    R - T - CARMEM KISTEMACHER BARCHE.pdf (4.785Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Barche, Carmem Kistemacher
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Os MOOCs (Massive Open Online Courses) são cursos abertos online e massivos, oferecidos em plataformas virtuais de aprendizagem para grande número de alunos, oportunizando acesso e ampliação do conhecimento. A satisfação em MOOCs se manifesta quando a tecnologia atua como um meio de acesso, o aprendizado se torna claro e pertinente para o aluno, cujas atitudes demonstram motivação e envolvimento em um ambiente projetado para democratizar e expandir o saber. Neste sentido, esta tese analisa as variáveis determinantes da satisfação dos estudantes na plataforma UFPR Aberta utilizando múltiplos métodos para aprofundar a compreensão sobre a experiência de aprendizagem em cursos massivos. O encaminhamento metodológico se iniciou com uma revisão narrativa da literatura, contextualizando as transformações ocorridas no ambiente educacional superior, a expansão do setor privado, da educação a distância – EaD e da educação aberta. A pesquisa também descreve o surgimento e a caracterização da plataforma UFPR Aberta via entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Por meio de uma scoping review, foram mapeados os estudos sobre as variáveis e os determinantes da satisfação dos usuários - estes achados fundamentaram a tradução, adaptação transcultural e a validação de uma escala para avaliação da satisfação dos estudantes com MOOCs em contexto brasileiro. Por meio da análise da modelagem de equações estruturais pelos mínimos quadrados parciais (PLS-SEM), os resultados confirmaram que qualidades do sistema e atitudes influenciam positivamente a satisfação, mas rejeitaram as hipóteses relacionadas à qualidade da informação e do curso. Como avanço, uma nova modelagem foi desenvolvida, consolidando três variáveis exógenas: qualidade do sistema, qualidade da aprendizagem e atitudes, que, juntas, demonstraram impactos significativos na satisfação, com destaque para o efeito moderador mais forte das atitudes. A tese propõe uma matriz de referência das variáveis determinantes para satisfação a fim de orientar a construção de MOOCs, definindo requisitos mínimos para construção de cursos eficazes. Do ponto de vista teórico, esta tese valida um modelo autêntico e contribui para ampliar a discussão sobre a pertinência da satisfação como indicador de avaliação educacional em plataformas online. Além disso, apresenta um metodologia detalhada e robusta que pode servir de base para trabalhos futuros, conforme os critérios almejados para uma tese, no que tange à originalidade, relevância e ineditismo. O mérito do estudo reside, igualmente, no fomento ao acesso à educação inclusiva e em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), auxiliando na construção de uma sociedade mais equitativa. Ademais, a tese fornece subsídios para a criação de novos instrumentos e estratégias destinados a melhorar a experiência dos estudantes em cursos online, destacando o papel transformador da tecnologia digital no ensino superior
     
    Abstract: MOOCs (Massive Open Online Courses) are massive open online courses offered on virtual learning platforms to a large number of students, providing access and expanding knowledge. Satisfaction in MOOCs is manifested when technology acts as a means of access, learning becomes clear and relevant to the student, whose attitudes demonstrate motivation and involvement in an environment designed to democratize and expand knowledge. In this sense, this thesis analyzes the variables that determine student satisfaction on the UFPR Aberta platform, using multiple methods to deepen our understanding of the learning experience in massive courses. The methodological approach began with a narrative review of the literature, contextualizing the transformations that have taken place in the higher education environment, the expansion of the private sector, distance education and open education. The research also describes the emergence and characterization of the UFPR Aberta platform through semi-structured interviews and content analysis. Through a scoping review, studies on the variables and determinants of user satisfaction were mapped - these findings supported the translation, cross-cultural adaptation and validation of a scale to assess student satisfaction with MOOCs in a Brazilian context. Using partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM), the results confirmed that system quality and attitudes positively influence satisfaction, but rejected the hypotheses related to information quality and course quality. As a step forward, a new model was developed, consolidating three exogenous variables: system quality, learning quality and attitudes, which together showed significant impacts on satisfaction, with the strongest moderating effect of attitudes. The thesis proposes a reference matrix of the variables determining satisfaction in order to guide the construction of MOOCs, defining minimum requirements for building effective courses. From a theoretical point of view, this thesis validates an authentic model and contributes to broadening the discussion on the relevance of satisfaction as an indicator of educational evaluation in online platforms. In addition, it presents a detailed and robust methodology that can serve as a basis for future work, according to the criteria for a thesis, in terms of originality, relevance and novelty. The merit of the study also lies in promoting access to inclusive education in line with the Sustainable Development Goals (SDGs), helping to build a more equitable society. In addition, the thesis provides support for the creation of new tools and strategies to improve the student experience in online courses, highlighting the transformative role of digital technology in higher education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95972
    Collections
    • Teses [31]

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