O nome água para a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) : sentido em material didático produzido institucionalmente
Resumo
Resumo: Esta pesquisa analisa o discurso sobre o nome água nos materiais didáticos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), evidenciando como ele reflete os discursos ocidentais tecnicistas, que objetificam a água como recurso hídrico. Utilizando a Análise do Discurso Francesa (ADF), o estudo propõe uma crítica ao pensamento eurocêntrico e neoliberal, destacando a necessidade de integrar cosmovisões indígenas e africanas nas práticas educativas. A partir da perspectiva da ecopedagogia, a pesquisa sugere a incorporação de saberes ancestrais que reconhecem a água como um elemento sagrado e relacional, essencial para a vida e para as comunidades tradicionais. Discutimos a importância de uma Educação Ambiental Crítica que vá além das narrativas hegemônicas, promovendo uma conscientização sobre os impactos das grandes indústrias e do agronegócio na poluição e degradação dos recursos naturais. A pesquisa aponta que as comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais desempenham um papel essencial na preservação das águas, enquanto o modelo ocidental contribui para a crise ambiental. Conclui-se que é fundamental repensar os materiais didáticos para incluir narrativas anticoloniais, fomentando uma educação que valorize a diversidade cultural e a justiça ambiental como pilares de um futuro ecopedagógico Abstract: This research analyzes the discourse on the name "water" in the educational materials of the National Water and Basic Sanitation Agency (ANA), highlighting how it reflects Western technicist discourses that objectify water as a resource. Using the French Discourse Analysis (FDA) approach, the study critiques Eurocentric and neoliberal thinking, emphasizing the need to integrate Indigenous and African cosmovisions into educational practices. From the perspective of ecopedagogy, the research suggests incorporating ancestral knowledge that recognizes water as a sacred and relational element, essential for life and traditional communities. We discuss the importance of Critical Environmental Education that transcends hegemonic narratives, raising awareness about the impacts of large industries and agribusiness on the pollution and degradation of natural resources. The research points out that Indigenous, quilombola, and traditional communities play a crucial role in preserving water, while the Western model contributes to the environmental crisis. It concludes that educational materials must be rethought to include anti-colonial narratives, fostering an education that values cultural diversity and environmental justice as pillars of an ecopedagogical future
Collections
- Dissertações [126]