• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Entendendo os saberes locais e regionais a partir das narrativas das professoras e autoras do material "...E agora? Projeto Onze"

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JOSILENE MILITAO MATOZO DA VEIGA.pdf (2.674Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Veiga, Josilene Militão Matozo da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho trata de um tema relevante no campo educacional, que visa a valorização da identidade dos estudantes através dos seus saberes. Aqui, procuro construir novos olhares entre o saber científico e o saber local, para que estes saberes possam percorrer juntos a trajetória do ensino. Ao propor um estudo que integra os saberes locais e regionais dentro do ambiente escolar, assim como sua inclusão nos currículos, busco uma aprendizagem significativa e relacionada ao cotidiano dos estudantes, com a intenção de superar a sala de aula tradicional para práticas pedagógicas atrativas, nas quais o aluno se torne o protagonista no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar de que forma são abordados os saberes locais/regionais no material didático/Projeto ...e agora? PROJETO ONZE a partir das percepções/narrativas de professoras que participaram de sua construção. Com base nas narrativas, buscou-se observar como foram selecionados os temas que fazem parte da história da cidade, o município de Paranaguá-PR, assim como de sua cultura. Objetiva-se o resgate desses temas para o ambiente escolar, assim como resgatar esses valores em profissionais da educação, proporcionando formação continuada com temas voltados aos saberes locais e regionais, assim como suas abordagens em sala de aula. A pesquisa tem uma abordagem de natureza qualitativa. O estudo de caso serviu como recorte metodológico e a pesquisa participante serviu como modo de interlocução entre os sujeitos. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicada uma entrevista semiestruturada com onze questões norteadoras. Participaram da pesquisa quatro professoras. Os principais resultados foram: a importância do trabalho colaborativo para que houvesse a conclusão do projeto; a pesquisa de campo como um fator relevante no processo de criação do material didático; a busca pelo resgate da história local; a metodologia interdisciplinar e intercultural e a consulta à comunidade para que os temas trabalhados fossem relevantes para o público-alvo
     
    Abstract: The present work deals with a relevant theme in the educational field, as it aims to value the identity of students through their knowledge. Here I seek to build new perspectives between scientific knowledge and local knowledge, so that these knowledge can travel together through the trajectory of teaching. By proposing a study that integrates local and regional knowledge within the school environment, as well as its inclusion in the curricula, I seek meaningful learning related to the daily lives of students, with the intention of overcoming the traditional classroom for attractive pedagogical practices, where the student becomes the protagonist in the teaching and learning process. The general objective of this research is to investigate how local/regional knowledge is approached in the teaching material/Project ...e agora? PROJETO ONZE, based on the perceptions/narratives of teachers who participated in the making of the Project. Based on the narratives, it intends to observe how the themes that are part of the history of the city such as the municipality of Paranaguá PR, as well as its culture, were selected. It seeks to rescue these themes for the school environment, as well as to rescue these values in education professionals, providing continuing education with themes focused on local and regional knowledge, as well as their approaches in the classroom. The research has a qualitative approach. The case study served as a methodological approach and the participant research served as a mode of interlocution between the subjects. As a data collection tool, a semi-structured interview was applied with eleven guiding questions. Four teachers participated in the research. The main results were: the importance of collaborative work for the conclusion of the project; field research as a relevant factor in the process of creating the teaching material; the search for the rescue of local history; the interdisciplinary and intercultural methodology and the consultation with the community so that the themes worked were relevant to the target audience
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95878
    Collections
    • Dissertações [130]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV