Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLesama, Manoel Flores, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherFazion, Flávia, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.creatorPoli, Chiara Cristina de Andradept_BR
dc.date.accessioned2025-04-08T14:50:51Z
dc.date.available2025-04-08T14:50:51Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95849
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Manoel Flores Lesamapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Flavia Fazionpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 29/10/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo da pesquisa é analisar como a prescrição e a plataformização interferem no poder de agir do professor. Para a realização, mostrou-se o ambiente escolar, no estado do Paraná, dentro das disciplinas que sofreram perdas de carga horária com a implementação da BNCC/17 e reelaborado pela Secretaria de Educação do Paraná, na disciplina de filosofia, através do acompanhamento de um projeto chamado Café Filosófico, no qual o docente tenta sanar as lacunas causadas pelo esvaziamento de conteúdos e diminuição de carga horária gerados pelo uso da plataformização dentro da escola, o qual dá prioridade à tecnologia, retirando parte do poder criador docente. Na metodologia aplicada foram realizadas reuniões para discussões sobre o contexto escolar; um evento do Café Filosófico com o professor e alunos para acompanhamento etnográfico; realização da Instrução ao Sósia e análise dos dados, através do conceito epistemológico apresentado pela Clínica da Atividade, desenvolvida por Yves Clot, que é o trabalho visto/analisado pelo próprio trabalhador acompanhado de um coletivo de trabalho que firmam acordos para fortalecer o grupo e, por Vigotski, através de estudos sobre o poder criador, processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Os resultados indicaram a transformação do trabalho e de seus recursos, hierarquização dos cargos, ausência de coletivo de trabalho para interpretação das prescrições em conjunto, perda do poder criador, perda do poder de agir e perda da autonomia didática no trabalho docentept_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of the research is to analyse how prescription and platformization interfere with teachers' power to act. In order to do this, the school environment was shown, in the state of Paraná, within the subjects that have suffered a loss of workload with the implementation of the BNCC/17 and reworked by the Paraná Department of Education, in the subject of philosophy, through the monitoring of a project called Café Filosófico, in which the teacher tries to remedy the gaps caused by the emptying of content and reduction of workload generated by the use of platformization within the school, which gives priority to technology, removing part of the teacher's creative power. The methodology used included meetings to discuss the school context; a Philosophical Café event with the teacher and students for ethnographic monitoring; the implementation of Alias Instruction and data analysis, using the epistemological concept presented by the Activity Clinic, developed by Yves Clot, which is work seen/analysed by the worker himself accompanied by a work collective that signs agreements to strengthen the group, and by Vygotsky, through studies on creative power, the teaching process, learning and development. The results indicated the transformation of work and its resources, the hierarchisation of positions, the absence of a work collective to interpret prescriptions together, the loss of creative power, the loss of the power to act and the loss of didactic autonomy in teaching workpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titlePrescrições, impedimentos e efeitos da plataformização no poder de agir de professorpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples