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    Desafios e oportunidades nas práticas educacionais caiçaras da Associação de Cultura Popular Mandicuera

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    R - D - EVELINE TENORIO MENDES SILVA.pdf (3.310Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Mendes, Eveline Tenorio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa investiga o papel da Associação de Cultura Popular Mandicuera na preservação e promoção da cultura popular caiçara através de práticas de educação popular, identificando os desafios e as oportunidades para a sustentabilidade cultural no contexto contemporâneo. Os participantes da pesquisa incluem o Mestre Aorélio, figura chave na liderança das tradições culturais da comunidade, e moradores locais, que compartilharam suas experiências e práticas culturais. Esses indivíduos são fundamentais para a compreensão das dinâmicas internas da comunidade e da eficácia das práticas da Associação Mandicuera. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa fundamenta-se no conceito de configuração social de Norbert Elias, proporcionando uma visão profunda das interações sociais e culturais que moldam a preservação da cultura caiçara. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental como principais instrumentos de pesquisa, permitindo a coleta de dados rica e contextualizada. Os resultados destacam que as práticas da Associação Mandicuera estão intrinsecamente ligadas às estruturas sociais da comunidade caiçara, promovendo a preservação cultural, fortalecendo a identidade local e a coesão social. Essas práticas educativas são cruciais para a vitalidade cultural e oferecem insights sobre estratégias eficazes para a promoção e sustentabilidade cultural, como a educação popular, valorização dos saberes tradicionais e participação comunitária. A análise enfatiza a importância de políticas públicas que apoiem a sustentabilidade cultural das comunidades tradicionais e a necessidade de colaboração entre governo, instituições de ensino e sociedade civil. Conclui-se que a Associação Mandicuera é um modelo exemplar de resistência e adaptação, empoderando a comunidade e promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva
     
    Abstract: This research investigates the role of the Associação de Cultura Popular Mandicuera in the preservation and promotion of caiçara popular culture through practices of popular education, identifying challenges and opportunities for cultural sustainability in the contemporary context. The participants of the research include Mestre Aorélio, a key figure in leading the cultural traditions of the community, and local residents, who share their experiences and cultural practices. These individuals are fundamental to understanding the internal dynamics of the community and the effectiveness of the practices carried out by the Associação Mandicuera. Using a qualitative approach, the research is based on Norbert Elias's concept of social configuration, providing a deep insight into the social and cultural interactions that shape the preservation of caiçara culture. Semi-structured interviews, participant observation, and document analysis were employed as the main research instruments, allowing rich and contextualized data collection. The results highlight that the practices of the Associação Mandicuera are intrinsically linked to the social structures of the caiçara community, promoting cultural preservation, strengthening local identity, and fostering social cohesion. These educational practices are crucial for cultural vitality and offer insights into effective strategies for cultural promotion and sustainability, such as popular education, valuing traditional knowledge, and community participation. The analysis emphasizes the importance of public policies that support the cultural sustainability of traditional communities and the need for collaboration between the government, educational institutions, and civil society. The study concludes that the Associação Mandicuera is an exemplary model of resistance and adaptation, empowering the community and promoting a more just and inclusive society
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95848
    Collections
    • Dissertações [130]

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