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dc.contributor.advisorKleina, Mariana, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorKaczorowski, Biancapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-04T19:24:01Z
dc.date.available2025-04-04T19:24:01Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95794
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Mariana Kleinapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa : Curitiba, 31/03/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 113-120pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Engenharia de Produçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Com o avanço da transformação digital nas empresas, surge o conceito de customer centric, no qual o cliente é colocado no centro das decisões. Nesse contexto, as empresas buscam conhecer seus clientes de forma individualizada para atender às suas necessidades e aprimorar a experiência de compra por meio da personalização. Entender o perfil do consumidor é uma vantagem competitiva, especialmente para empresas em setores em que os canais digitais não são tão representativos, como no caso dos Quick Service Restaurants, também conhecidos como fast-food. Assim, este estudo tem como objetivo a clusterização e classificação de clientes de uma rede de fast-food no Brasil, a fim de permitir a personalização das comunicações de marketing. Para isso, foram utilizados três algoritmos de clusterização (K-Means, Hierárquico de Ward e Modelo de Misturas Gaussianas), com o suporte do método do cotovelo para a definição do número de clusters, e dois algoritmos de classificação (Árvore de Decisão e Floresta Aleatória), tendo em vista o grande volume de dados em análise. O estudo usou seis variáveis, sendo três relacionadas ao modelo de Recência, Frequência e Valor e outras três relacionadas ao consumo dos produtos da empresa. De acordo com os resultados dos diferentes métodos aplicados para avaliação do desempenho dos agrupamentos formados, o KMeans foi o algoritmo de clusterização com melhor desempenho, além de ser o mais rápido, e o modelo de Floresta Aleatória foi selecionado para classificar os demais clientes, com uma acurácia de quase 98%.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: As companies undergo digital transformation, the concept of customer centricity emerges, placing the customer at the center of business decisions. In order to better understand and cater to individual customer needs, companies are seeking to personalize their marketing communications and improve the overall purchasing experience. In this context, this study aims to cluster and classify customers of a fast-food chain in Brazil. Three clustering algorithms (K-Means, Ward's Hierarchical, and Gaussian mixtures model) were employed along with the elbow method to determine the appropriate number of clusters, as well as two classification algorithms (Decision tree and Random forest), given the large volume of data being analyzed. The study utilized six variables, three of which were based on the Recency, Frequency, and Value model (RFM), and three were related to the customers' consumption of the company's products. According to the results of the different methods applied for evaluating the performance of the formed clusters, K-Means was the best performing and fastest clustering algorithm. Additionally, the Random forest model was chosen for customer classification, achieving an accuracy of almost 98%.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRestaurantes de refeições ligeiraspt_BR
dc.subjectCluster (Sistema de computador)pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.titleClusterização e classificação de clientes de uma rede de fast-food no Brasilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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