• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As funções sociais da literatura enquanto recurso pedagógico para despertar a percepção ambiental na educação infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - VALDENARIA DA SILVA OLIVEIRA ALVES.pdf (6.165Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Alves, Valdenária da Silva Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa usa como base as obras Geografia da Dona Benta, A Reforma da Natureza e Narizinho Arrebitado, todas de Monteiro Lobato, beneficiando-se das funções da literatura infantojuvenil para desenvolver a percepção ambiental na turma do Pré II D de educação infantil da Escola Iracema dos Santos, situada na cidade de Paranaguá-PR. Tem como principal objetivo despertar nas crianças da educação infantil da escola Iracema dos Santos, através da literatura infantojuvenil e suas funções sociais, a percepção ambiental, com utilização de recursos pedagógicos baseados em obras literárias de Monteiro Lobato que dialogam com o meio ambiente. Destaca-se como principais aportes teóricos os conceitos das funções sociais da literatura (Candido e Eco), percepção ambiental (Tuan), paisagem e território (Collot e Santos), literatura infantil (Coelho, Lajolo e Zilberman) e Monteiro Lobato e suas contribuições (Camargos e Sachetta). A abordagem metodológica foi realizada pelo método qualitativo (Minayo), dividida em três etapas (fase exploratória, trabalho de campo e tratamento do material produzido), e estruturadas em uma sequência didática. A sequência foi realizada em seis etapas, incluindo aulas teóricas e de campo, que contemplaram todos os campos de experiências da Educação Infantil. O produto educacional constitui-se na sequência didática junto com videodocumentário, os quais demonstraram a eficiência do uso da literatura para despertar a percepção ambiental nas crianças
     
    Abstract: This research uses as a basis the works Geografia da Dona Benta, A Reforma da Natureza and Narizinho Arrebitado, all by Monteiro Lobato, benefiting from the functions of children's literature to develop environmental perception in the Pré II D class of early childhood education at the Iracema dos Santos school, located in the city of Paranaguá-PR. Its main objective is to awaken environmental perception in children attending early childhood education at the Iracema dos Santos school, through children's literature and its social functions, using pedagogical resources based on literary works by Monteiro Lobato that dialogue with the environment. The main theoretical contributions stand out as the concepts of the social functions of literature (Candido and Eco), environmental perception (Tuan), landscape and territory (Collot and Santos), children's literature (Coelho, Lajolo and Ziberman) and Monteiro Lobato and his contributions (Camargos and Sachetta). The methodological approach was carried out using the qualitative method (Minayo), divided into three stages (exploratory phase, fieldwork and treatment of the material produced), and structured in a didactic sequence. The sequence was carried out in six stages, including theoretical and field classes, which covered all fields of Early Childhood Education experiences. The educational product consists of a didactic sequence together with a video documentary, which demonstrated the efficiency of using literature to awaken environmental perception in children
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95629
    Collections
    • Dissertações [125]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV