As funções sociais da literatura enquanto recurso pedagógico para despertar a percepção ambiental na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Alves, Valdenária da Silva Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A presente pesquisa usa como base as obras Geografia da Dona Benta, A Reforma da Natureza e Narizinho Arrebitado, todas de Monteiro Lobato, beneficiando-se das funções da literatura infantojuvenil para desenvolver a percepção ambiental na turma do Pré II D de educação infantil da Escola Iracema dos Santos, situada na cidade de Paranaguá-PR. Tem como principal objetivo despertar nas crianças da educação infantil da escola Iracema dos Santos, através da literatura infantojuvenil e suas funções sociais, a percepção ambiental, com utilização de recursos pedagógicos baseados em obras literárias de Monteiro Lobato que dialogam com o meio ambiente. Destaca-se como principais aportes teóricos os conceitos das funções sociais da literatura (Candido e Eco), percepção ambiental (Tuan), paisagem e território (Collot e Santos), literatura infantil (Coelho, Lajolo e Zilberman) e Monteiro Lobato e suas contribuições (Camargos e Sachetta). A abordagem metodológica foi realizada pelo método qualitativo (Minayo), dividida em três etapas (fase exploratória, trabalho de campo e tratamento do material produzido), e estruturadas em uma sequência didática. A sequência foi realizada em seis etapas, incluindo aulas teóricas e de campo, que contemplaram todos os campos de experiências da Educação Infantil. O produto educacional constitui-se na sequência didática junto com videodocumentário, os quais demonstraram a eficiência do uso da literatura para despertar a percepção ambiental nas crianças Abstract: This research uses as a basis the works Geografia da Dona Benta, A Reforma da Natureza and Narizinho Arrebitado, all by Monteiro Lobato, benefiting from the functions of children's literature to develop environmental perception in the Pré II D class of early childhood education at the Iracema dos Santos school, located in the city of Paranaguá-PR. Its main objective is to awaken environmental perception in children attending early childhood education at the Iracema dos Santos school, through children's literature and its social functions, using pedagogical resources based on literary works by Monteiro Lobato that dialogue with the environment. The main theoretical contributions stand out as the concepts of the social functions of literature (Candido and Eco), environmental perception (Tuan), landscape and territory (Collot and Santos), children's literature (Coelho, Lajolo and Ziberman) and Monteiro Lobato and his contributions (Camargos and Sachetta). The methodological approach was carried out using the qualitative method (Minayo), divided into three stages (exploratory phase, fieldwork and treatment of the material produced), and structured in a didactic sequence. The sequence was carried out in six stages, including theoretical and field classes, which covered all fields of Early Childhood Education experiences. The educational product consists of a didactic sequence together with a video documentary, which demonstrated the efficiency of using literature to awaken environmental perception in children
Collections
- Dissertações [125]