Práticas transnacionais da segunda geração de imigrantes brasileiros em Massachusetts
Resumo
Resumo: Esta tese investiga as práticas transnacionais da segunda geração de imigrantes brasileiros em Massachusetts, analisando como são mobilizadas ao longo das trajetórias desses jovens em diversos contextos. O estudo foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio da CAPES e baseia-se em entrevistas qualitativas semiestruturadas com 12 jovens brasileiros de segunda geração, com idades entre 18 e 29 anos, residentes em Massachusetts. A pesquisa busca compreender de que maneira essas práticas são contribuem para superação de desafios e a procura por oportunidades em um cenário migratório complexo. Para tanto, a análise organiza-se em três eixos — político, econômico e social —,por meio dos quais se investiga o impacto dessas ações nas trajetórias acadêmicas e profissionais dos participantes. Os resultados mostram que, apesar das dificuldades enfrentadas, as práticas transnacionais exercem um papel fundamental na preservação dos laços culturais e na promoção da mobilidade social. Nesse sentido, destacam-se, sobretudo, a importância do bilinguismo e da forte identificação com o Brasil, elementos que favorecem conquistas significativas e reforçam a conexão contínua desses jovens com suas raízes culturais Abstract: This thesis investigates the transnational practices of second-generation Brazilian immigrants in Massachusetts, analyzing how they are mobilized throughout the trajectories of these young people in different contexts. The study was conducted in the Graduate Program in Sociology at the Federal University of Paraná (UFPR), with support from CAPES, and is based on semi-structured qualitative interviews with 12 second-generation Brazilian young people, aged between 18 and 29, living in Massachusetts. The research seeks to understand how these practices contribute to overcoming challenges and seeking opportunities in a complex migratory scenario. To this end, the analysis is organized into three axes — political, economic, and social — through which the impact of these actions on the academic and professional trajectories of the participants is investigated. The results show that, despite the difficulties faced, transnational practices play a fundamental role in preserving cultural ties and promoting social mobility. In this sense, the importance of bilingualism and a strong identification with Brazil stand out, elements that favor significant achievements and reinforce the continuous connection of these young people with their cultural roots
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