A função do solo na saúde humana : saberes ancestrais e caracterização dos solos usados em rituais de benzeção e práticas de cura no Estado do Paraná
Resumo
Resumo: O solo é uma fonte de recursos inestimável e o seu uso terapêutico é conhecido de longa data. A medicina popular e integrativa, por meio de benzedeiras e terapeutas no Estado do Paraná incorpora o uso do solo em seus rituais e tratamentos. Este trabalho objetiva explorar o uso do solo por benzedeiras e terapeutas integrativos no Estado do Paraná, além de caracterizar os solos utilizados. Para a seleção dos participantes e coleta de dados adotou-se o método bola de neve, que totalizou a identificação de 23 pessoas, em onze municípios do Paraná, sendo nove delas benzedeiras e 14 terapeutas integrativos. Entrevistas semiestruturadas foram aplicadas para coleta das informações e as transcrições foram submetidas à Análise de Conteúdo categorizando em: 1) História do uso; 2) Solos utilizados; e 3) Usos do solo; além de subcategorias para melhor compreensão dos resultados. Os resultados demonstraram que a história do uso do solo foi permeada pelo sentimento de respeito e cuidado que os entrevistados possuem com esse elemento, influenciados pelo seu modo de vida e pelo conhecimento que perpassa gerações, e que foi aprofundado por meio de cursos na área de práticas integrativas de saúde. O solo mais utilizado foi de textura argilosa (69,6 %) e coletado em mata virgem, em profundidade, mas textura franco-arenosa (8,7 %) ou arenosa (4,4 %) também foram utilizados. Os locais de coleta foram variados: mata virgem (56,5 %), áreas livres de contaminação (17,4 %), ambientes considerados sagrados como nos olhos d’água do Monge João Maria (17,4 %), no quintal de casa (13%), em barrancos (13 %) ou cupinzeiros (4,4 %), podendo, inclusive, ser comprado (26,1%) e alguns entrevistados indicam solos de mais de um local. As indicações foram para a cura de problemas como infecções e inflamações, dores, problemas digestivos e reumáticos, feridas, doenças de pele, câncer, dentre outros. Os entrevistados relataram o emprego na forma de emplastro, chá, para ingerir, aterrar o corpo ou membros, confecção de garrafadas, máscaras faciais, para cortar o ar e pomada. E as formas de uso podem ser associadas a ervas medicinais, óleos vegetais, urina humana ou de animais, própolis, cebola, cinza, sal grosso com vinagre ou com pimenta do reino. Ainda, recomendaram a utilização de tecidos para aplicação do solo, deixá-lo sob o sol ou a lua para intensificar sua ação, utilizar água sem cloro no preparo, aquecer o solo em banho-maria, não o misturar com utensílios de alumínio, evitar a coleta sob árvores como a aroeira e fazer dietas durante o tratamento. Para análise dos solos utilizados, foram coletadas 21 amostras, atendendo a forma como os entrevistados realizam. As profundidades de coleta variaram conforme a situação: de aproximadamente 0,5 m quando coletadas em mata e quintal; em escavações de 0,3 mx 0,3 m quando retiradas de barrancos expostos; e em camada exposta para os ambientes alagados. As amostras foram secas ao ar, homogeneizadas e passadas em peneira de 2 mm (TFSA) para determinação da granulometria e dos atributos químicos. A mineralogia da TFSA foi determinada por difratometria de raios-X (DRX) e a argila foi submetida aos tratamentos com ditionito citrato-bicarbonato (DCB) e ao oxalato de amônio (OA) para quantificação dos óxidos de Fe cristalinos e de baixa cristalinidade pelo ICP-OES. Os teores de caulinita, gibbsita e dolomita foram quantificados por análise térmica. Emplastros foram preparados com água e com chá de cipó mil-homens (Aristolochia spp.) pelo método da pasta saturada a partir de 50 g de solo e a solução extraída foi encaminhada para leitura por ICP-OES. Infusões de solo foram preparadas com 5 g de solo e 50 mL de água, agitadas e mantidas em repouso por 16 horas, uma alíquota do sobrenadante foi filtrada e outra submetida ao método EPA-3015A. Em seguida as soluções das infusões foram lidas por ICP-OES. Os atributos químicos, granulométricos e mineralógicos foram analisados através da análise de componentes principais e análise de agrupamento a fim de agrupar solos com características semelhantes. Quanto à caracterização do material, os solos apresentaram predomínio de frações de silte, bem como pH ácido e baixa saturação por bases e CTC. Quatro solos apresentaram textura argilosa ou muito argilosa. A caulinita e o quartzo estiveram presentes em todos os solos amostrados, além da presença de minerais 2:1 em oito solos. O emplastro com chá mostrou maior concentração de íons em comparação ao emplastro com água, com destaque para o solo de cupinzeiro que apresentou maior liberação de substâncias como P, Al, Ba, Mn e Cu. Para as infusões de solo, o Fe e o Al apresentaram as maiores concentrações, com destaque para o Al no solo de cupinzeiro. Sete solos presentaram concentrações de Fe acima do valor permitido de potabilidade, contudo, ressalta-se que a ingestão de 50 mL da infusão não apresenta riscos, visto que a recomendação diária de ingestão de água é de 2 L. Assim, cinco solos podem ser utilizados tanto para os emplastros, quanto para as infusões. Quatro grupos de solos foram formados com base na semelhança das características químicas, granulométricas e mineralógicas: i) solos coletados nos olhos d’água do Monge João Maria, usados no tratamento de feridas e problemas de pele; e ii) dois solos comprados aplicados para infecções e inflamações; iii) cinco solos argilosos empregados no tratamento de dores; e iv) cinco solos com mais de 40 % de areia utilizados em múltiplas doenças. Sendo os grupos i e ii utilizados como emplastros e os grupos iii e iv para o preparo de emplastros e chá. Este estudo evidenciou as formas de uso ancestrais e diversificadas do solo em benzeções e práticas de cura. A análise dos solos indicou uma variabilidade nas composições químicas, granulométricas e mineralógicas que se relacionam aos efeitos terapêuticos, resultando na contribuição para a valorização do conhecimento empírico Abstract: Soil is an invaluable resource and its therapeutic use has been known for a long time. Folk and integrative medicine, through healers and therapists in the state of Paraná, incorporates the use of soil in its rituals and treatments. This study aims to explore the use of soil by healers and integrative therapists in the state of Paraná, in addition to characterizing the soils used. For the selection of participants and data collection, the snowball method was adopted, which totaled the identification of 23 people, in eleven municipalities of Paraná, nine of whom were healers and 14 were integrative therapists. Semi-structured interviews were applied to collect information and the transcripts were subjected to Content Analysis, categorizing them into: 1) History of use; 2) Soils used; and 3) Soil uses; in addition to subcategories for better understanding of the results. The results showed that the history of land use was permeated by the feeling of respect and care that the interviewees have for this element, influenced by their way of life and by the knowledge that has been passed down through generations, and which was deepened through courses in the area of integrative health practices. The most commonly used soil was clayey (69.6%) and collected in virgin forest, at depth, but sandy loam (8.7%) or sandy loam (4.4%) textures were also used. The collection sites were varied: virgin forest (56.5%), areas free of contamination (17.4%), environments considered sacred such as the springs of Monge João Maria (17.4%), in the backyard (13%), in ravines (13%) or termite mounds (4.4%), and it could even be purchased (26.1%) and some interviewees indicated soils from more than one location. The indications were for curing problems with infections and inflammations, pain, digestive and rheumatic problems, wounds, skin diseases, cancer, among others. The interviewees reported using it in the form of a plaster, tea, to ingest, to ground the body or limbs, to make bottles, face masks, to cut the air and as an ointment. And the forms of use can be associated with medicinal herbs, vegetable oils, human or animal urine, propolis, onion, ash, coarse salt with vinegar or black pepper. They also recommended using fabrics to apply the soil, leaving it under the sun or moon to intensify its action, using dechlorinated water in the preparation, heating the soil in a bain-marie, not mixing it with aluminum utensils, avoiding collecting it under trees such as the aroeira and following a diet during the treatment. To analyze the soils used, 21 samples were collected, according to the way the interviewees did it. The collection depths varied according to the situation: approximately 0.5 m when collected in the forest and backyard; in 0.3 m x 0.3 m excavations when taken from exposed ravines; and in an exposed layer for flooded environments. The samples were air-dried, homogenized and passed through a 2 mm sieve (TFSA) to determine the granulometry and chemical attributes. The mineralogy of the TFSA was determined by X-ray diffractometry (XRD) and the clay was subjected to treatments with dithionite citrate-bicarbonate (DCB) and ammonium oxalate (OA) to quantify the crystalline and low-crystalline Fe oxides by ICP-OES. The kaolinite, gibbsite and dolomite contents were quantified by thermal analysis. Plasters were prepared with water and mil homens vine tea (Aristolochia spp.) by the saturated paste method from 50 g of soil and the extracted solution was sent for reading by ICP-OES. Soil infusions were prepared with 5 g of soil and 50 mL of water, stirred and left to stand for 16 hours. An aliquot of the supernatant was filtered and another was subjected to the EPA-3015A method. The infusion solutions were then read by ICP-OES. The chemical, granulometric and mineralogical attributes were analyzed through principal component analysis and cluster analysis in order to group soils with similar characteristics. Regarding the characterization of the material, the soils showed a predominance of silt fractions, as well as acidic pH and low base saturation and CEC. Four soils presented clayey or very clayey texture. Kaolinite and quartz were present in all sampled soils, in addition to the presence of 2:1 minerals in eight soils. The poultice with tea showed a higher concentration of ions compared to the poultice with water, with emphasis on the termite mound soil that showed a greater release of substances such as P, Al, Ba, Mn and Cu. For soil infusions, Fe and Al presented the highest concentrations, with Al standing out in termite mound soil. Seven soils presented Fe concentrations above the permitted potability value; however, it is worth noting that the ingestion of 50 mL of the infusion does not present risks, since the daily recommendation for water intake is 2 L. Thus, five soils can be used for both poultices and infusions. Four groups of soils were formed based on similar chemical, granulometric and mineralogical characteristics: i) soils collected from the springs of Monk João Maria, used to treat wounds and skin problems; and ii) two purchased soils applied for infections and inflammations; iii) five clayey soils used to treat pain; and iv) five soils with more than 40% sand used for multiple diseases. Groups i and ii are used as poultices and groups iii and iv for the preparation of poultices and tea. This study highlighted the ancestral and diverse forms of use of soil in blessings and healing practices. The analysis of the soils indicated a variability in the chemical, granulometric and mineralogical compositions that are related to the therapeutic effects, resulting in the contribution to the valorization of empirical knowledge
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