"Tá na mídia", "imprensa militante", "notícia maravilhosa" : como parlamentares brasileiros mobilizam a mídia mainstream e alternativa em suas contas no Instagram?
Resumo
Resumo: A pesquisa em Comunicação tem entre seus principais ramos de estudo as relações entre agentes políticos e o jornalismo. De fato, boa parte dos trabalhos tem buscado compreender como a cobertura realizada por empresas de comunicação agenda, enquadra, avalia ou, simplesmente, provê um espaço de visibilidade pública para estes agentes. Pouco se sabe, entretanto, acerca do vetor inverso – isto é, quando líderes políticos utilizam ambientes midiáticos sob seu controle para tratar dos media. Esta tese tem a intenção de preencher tal lacuna ao se debruçar sobre como parlamentares com atuação na 57ª legislatura (2023-2027) da Câmara dos Deputados mobilizam materiais jornalísticos e citações à imprensa em suas contas de Instagram. A pergunta central do trabalho é: Considerando-se o fenômeno da hibridização midiática, em que medida, de que modo e com quais objetivos os perfis de Instagram de parlamentares brasileiros utilizam referências à imprensa como parte de sua estratégia de comunicação? Esta indagação se desdobra em três questões de pesquisa: QP1) Em que medida, e de que modo, as práticas de comunicação de deputados federais brasileiros no Instagram fazem referências a organizações midiáticas? QP2) Quais diferenças existem quando as contas de parlamentares na referida rede social mobilizam o jornalismo tradicional, de um lado, e a mídia alternativa, de outro? QP3) Como a vinculação ideológico-partidária dos congressistas está associada à utilização de materiais do jornalismo em seus respectivos perfis de Instagram? Tem-se como hipóteses: H1) Deputados federais de direita compartilham mais recorrentemente produções provenientes da mídia alternativa. H2) Parlamentares de direita buscam descredibilizar materiais do jornalismo tradicional com mais frequência se comparados a congressistas de outros espectros ideológicos. Para responder a tais questões e verificar as hipóteses, o trabalho empreende uma análise de conteúdo de 4.325 publicações de 61 parlamentares (integrantes da Mesa Diretora, do Colégio de Líderes e nas presidências das Comissões Permanentes) que se referiram a organizações midiáticas no decorrer do primeiro semestre da Legislatura (de 1º de fevereiro a 31 de julho de 2023). O Livro de Códigos compreende 13 variáveis que permitem identificar, de forma detalhada, tais dinâmicas de mobilização do jornalismo, uma vez que abrangem elementos como tema, tipo de organização midiática e abordagens mais usualmente conferidas a esses materiais pelos deputados. Os resultados centrais indicam que: 1) as referências a organizações jornalísticas ou seus conteúdos estiveram presentes em 21% do total de posts publicados pelos congressistas; 2) os debates de políticas públicas de áreas como educação e saúde são escassos; 3) os deputados utilizaram materiais de 240 diferentes organizações midiáticas, ainda que algumas sejam recorrentemente citadas; 4) a vinculação ideológico-partidária se mostrou uma variável pertinente para entender a dinâmica de mobilização dos materiais jornalísticos, revelando um emprego estratégico de produções não somente em nível individual, mas tendências a partir do espectro político. Assim, a tese é relevante por explorar as novas relações entre agentes políticos e organizações midiáticas de forma aprofundada e ao compreender, além do jornalismo tradicional, a mídia alternativa. A investigação avança, ainda, ao estabelecer uma análise mais ampla, para além das críticas à imprensa. Abstract: Communication studies have, among their main branches of investigation, the relationship between public agents and journalism. A significant part of this literature has been trying to understand how the traditional journalistic coverage sets the agenda, frames, or simply provides public visibility to these actors. Nevertheless, little is known about the opposite phenomenon – i.e., when political leaders use communication environments under their control to talk about the media. This thesis aims to fill this gap by studying how parliamentarians from the 57th Legislature (2023-2027) of the Brazilian Chamber of Deputies mobilize journalistic materials and mention the press in their Instagram accounts. The main research question of the investigation is the following: Considering the media hybridization, to what extent, how, and with which goals do Brazilian parliamentarians use references to the press as part of their communication strategy on Instagram? This question unfolds into three other questions: RQ1) To what extent, and how, do the communication practices of Brazilian federal deputies on Instagram mention media organizations? RQ2) What differences exist when these accounts mobilize traditional journalism and alternative media? RQ3) How do the political position and the party affiliation of the parliamentarians associate with the use of journalistic material on their Instagram accounts? We have two hypotheses: H1) Right-wing federal deputies share content from alternative media more frequently; H2) Right-wing parliamentarians seek to delegitimize content from traditional Journalism more frequently than deputies from other ideological positions. To answer our research questions and test our hypotheses, the thesis encompasses a content analysis of 4,325 posts and 61 parliamentarians (members of the Board, the College of Leaders, and presidents of the Standing Committees) that cite media organizations during the first semester of the Legislature (from 1 February to 31 July 2023). The codebook contains 13 variables that permitted us to identify, comprehensively, the dynamics of journalism’s mobilization by these actors, once they encompass characteristics such as the theme, the type of media organization, and approaches usually given by the deputies to these contents. The main results indicate that 1) the references to journalistic organizations or their contents were found in 21% of the posts published by the parliamentarians; 2) debates about public policy in areas such as health and education are sparse; 3) the deputies used content from 240 different media organizations, even though some of them were recurrently mentioned; 4) the ideological position and the party affiliation are relevant variables to understand the dynamics of the mobilization of journalistic content by the deputies, revealing a strategic use of materials not only in the individual level but also unveiling tendencies in the political spectrum. We argue that the thesis is relevant by deepening the understanding of the new relationships between political agents and media organizations, discussing not only how this process occurs concerning traditional journalism but also with alternative media. Finally, the investigation contributes to the literature by establishing a systematic analysis that goes beyond critics to the press.
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