As imagens eloquentes : um estudo sobre duas teorias de Diderot
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central propor um estudo de duas teorias de Denis Diderot, a saber, a Teoria do Modelo Ideal e a Teoria dos Três Códigos. Estabelecendo um paralelo entre o domínio da reflexão artística do autor e de suas ideias sobre a moral, pretende-se defender a hipótese de que o princípio de composição desvelado pela primeira teoria é colocado em prática para desenvolvimento da segunda. A fim de identificar o desvelamento do princípio de composição ao longo da Teoria do Modelo ideal, a principal obra estudada é o Salão de 1767, mais especificamente, seu prefácio. A obra em que a Teoria dos Três Códigos ganha corpo é o conto Suplemento à viagem de Bougainville, igualmente nosso objeto central de análise. Pretende-se evidenciar como ao propor uma teoria do modelo ideal, o autor procura não apenas pela imagem mais bela, mas também – e sobretudo – pela composição cujo efeito seja mais duradouro e impactante sobre o público. Dito de outro modo, o modelo ideal pretende encontrar uma imagem mais eloquente. Ao propor uma teoria moral segundo a qual a natureza deveria ser o fundamento das leis e normas de convivência, Diderot o faz não por meio de um tratado, mas utilizando o recurso de composição do modelo ideal com uma linguagem literária. No pano de fundo dessa leitura encontra-se o pressuposto de que, para Diderot, diferentes linguagens funcionam como esfera de experimentação filosófica Abstract: The central aim of this research is to propose a study of two of Denis Diderot's theories, namely the Theory of the Ideal Model and the Theory of the Three Codes. Establishing a parallel between the author's artistic reflections and his ideas on morality, the aim is to defend the hypothesis that the principle of composition unveiled by the first theory is put into practice for the development of the second. In order to identify the unveiling of the principle of composition throughout the Theory of the Ideal Model, the main work studied is the Salon of 1767, more specifically its preface. The work in which the Theory of the Three Codes takes shape is the short story Supplement to the Voyage of Bougainville, also our central object of analysis. The aim is to show how, in proposing a theory of the ideal model, the author is looking not only for the most beautiful image, but also – and above all – for the composition with the most lasting and impacting effect on the audience. In other words, the ideal model aims to find the most eloquent image. In proposing a moral theory according to which nature should be the foundation of the laws and norms of coexistence, Diderot does so not by means of a treatise, but by using the resource of composing the ideal model with literary language. The background to this reading is the assumption that, for Diderot, different languages function as a sphere for philosophical experimentation
Collections
- Teses [85]