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    Intervencionismo estatal e ideologia desenvolvimentista na construção do sistema de planejamento do Paraná 1972-82

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    R - D - MARCELO GONCALVES MARCELINO.pdf (1.489Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Marcelino, Marcelo Gonçalves
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este trabalho procura discutir a fase de implementação do Sistema de Planejamento do Paraná entre 1972 e 1982, período de início e respectivamente término da fase de organização e ações práticas do desenvolvimentismo paranaense. Não se trata de comparar com a fase do desenvolvimentismo praticado especialmente no segundo governo de Getúlio Vargas à frente da presidência da República (1951-1954), mas de recuperar sociológica e historicamente um período em que o Paraná mergulha em projetos de industrialização, organizado, planejado, orientado e dirigido em certa medida pelo denominado Estado indutor. Dez anos antes desse período de maior vigor em termos de planejamento o então governador Ney Aminthas de Barros Braga havia criado diversas empresas estatais e mistas que procurassem transformar o Paraná em um Estado industrializado, transitando de um produtor agrário exportador de produtos primários e extrativistas para uma região pujante em termos de dinamismo e desenvoltura econômica industrial. Em meados da década de 1950 o primeiro esboço nesse sentido havia sido o Pladep (Plano de Desenvolvimento do Paraná) capitaneado pelo militar, engenheiro e político brasileiro Alípio Ayres de Carvalho com uma ideia introdutória de pesquisar e mapear a economia paranaense para na sequência apresentar um plano regional de desenvolvimento. Quando Ney Braga assume o governo do Paraná (1961-65) anos depois o projeto de desenvolvimento regional assume na prática uma mudança robusta a partir da criação da Codepar (Companhia de Desenvolvimento do Paraná), a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), a Fundepar (Fundação de Educação do Paraná), além de um salto relevante nos investimentos em infraestrutura da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) criada anos antes pela gestão do então governador Bento Munhoz da Rocha Neto. A partir dessa trajetória da construção do denominado Paraná moderno o trabalho de pesquisa procura trazer informações e documentos que destacam de que maneira o Paraná se desenvolve na década de 1970 a partir de uma administração pública alicerçada sob os auspícios de uma ideologia desenvolvimentista tardia utilizando o recém-criado Sistema de Planejamento e alguns recursos na esteira dos Planos Nacionais de Desenvolvimento (PND I e II) no mesmo período da ditadura civil-militar no Brasil. O trabalho percorre o caminho da literatura sobre o tema e utiliza-se de alguns documentos publicados que corroboram com as ações estratégicas do planejamento estatal paranaense
     
    Abstract: This paper aims to discuss the implementation phase of the Paraná Planning System between 1972 and 1982, the period when the organization and practical actions of developmentalism in Paraná began and ended, respectively. The aim is not to compare it with the developmentalism phase practiced especially during Getúlio Vargas’ second term as president of the Republic (1951-1954), but to recover sociologically and historically a period when Paraná was immersed in industrialization projects; organized, planned, guided and directed to a certain extent by the so-called inducing State. Ten years before this period of greater vigor in terms of planning, the then Governor Ney Aminthas de Barros Braga had created several state and mixed companies that sought to transform Paraná into an industrialized state, transitioning from an agrarian producer and former carrier of primary and extractive products to a thriving region in terms of dynamism and industrial economic development. In the mid- 1950s, the first draft in this sense was the Pladep (Paraná Development Plan), led by Brazilian military officer, engineer and politician Alípio Ayres de Carvalho, with the introductory idea of researching and mapping the economy of Paraná and then presenting a regional development plan. When Ney Braga took over the government of Paraná (1961-65) years later, the regional development project took on a robust change in practice with the creation of Codepar (Paraná Development Company), Sanepar (Paraná Sanitation Company), Fundepar (Paraná Education Foundation), in addition to a significant leap in infrastructure investments by Copel (Paraná Electric Energy Company), created years earlier by the administration of then governor Bento Munhoz da Rocha Neto. Based on this trajectory of the construction of the so-called modern Paraná, the research work seeks to bring information and documents that highlight how Paraná developed in the 1970s from a public administration based on the auspices of a late developmentalist ideology using the recently created Planning System and some resources in the wake of the National Development Plans (PND I and II) in the same period of the civil-military dictatorship in Brazil. The work follows the path of the literature on the subject and uses some published documents that corroborate the strategic actions of the state planning of Paraná
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95423
    Collections
    • Dissertações [175]

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