Colonialidade nas políticas educacionais da Guiné-Bissau
Resumo
Resumo: A presente pesquisa aborda a colonialidade nas políticas educacionais da Guiné-Bissau. O trabalho reflete o recorte temporal de 30 anos, de 1990-2020. O objetivo é analisar a colonialidade na educação da Guiné-Bissau. A colonialidade trata-se de um sistema de dominação de poder oriundo do colonialismo. Constata-se que a raça se configura como um dos elementos-chave para operacionalização da prática da colonialidade. A educação na Guiné-Bissau é caracterizada por diferentes fases, iniciando desde da educação pré-colonial, durante a invasão colonial e até póscolonialismo. Destaca-se a forte dependência do país na ajuda externa, esse fator resulta nas interferências dos organismos financeiros internacionais nas políticas educacionais do país. Isto porque a maior parte dos projetos educacionais são suportados e geridos pelos parceiros financeiros. A ausência dos responsáveis da educação da Guiné-Bissau na elaboração dos projetos educacionais corresponde à desconfiguração do currículo nacional da educação da realidade sociocultural do país. Com isso, pode-se afirmar que há presença da colonialidade nas políticas educacionais da Guiné-Bissau. Para isso, recorreremos a metodologia qualitativa, através da técnica de análise de conteúdo e perspectiva decolonial baseada nos seguintes teóricos: Aníbal Quijano, Maldonado- Torres, Walter Mignolo, entre outros Abstract: This research addresses coloniality in the educational policies of Guinea-Bissau. The work reflects the 30-year time frame, from 1990-2020. The objective is to analyze coloniality in education in Guinea-Bissau. Coloniality is a system of power domination originating from colonialism. It is noted that race is one of the key elements for the operationalization of the practice of coloniality. Education in Guinea-Bissau is characterized by different phases starting from precolonial education, during the colonial invasion and until post-colonialism. The country's strong dependence on foreign aid stands out, this factor results in the interference of international financial organizations in the country's educational policies. This is because most educational projects are supported and managed by financial partners. The absence of those responsible for education in Guinea-Bissau in the elaboration of educational projects corresponds to the misconfiguration of the national education curriculum from the sociocultural reality of the country. With this, it can be said that there is a presence of coloniality in educational policies in Guinea-Bissau. To this end, we will use qualitative methodology, through the technique of content analysis and a decolonial perspective based on the following theorists: Aníbal Quijano, Maldonado-Torres, Walter Mignolo, among others
Collections
- Teses [62]