Educação do campo e práticas pedagógicas : construindo conhecimentos através de temas geradores
Resumo
Resumo: Esta dissertação investiga as potencialidades e desafios do uso de temas geradores como prática pedagógica nas escolas das ilhas de Guaraqueçaba, Paraná, com foco nas comunidades tradicionais de pescadores caiçaras. A pesquisa foi desenvolvida utilizando a abordagem da pesquisa-ação participante, inspirada pelos princípios de Paulo Freire, com o objetivo de integrar os saberes tradicionais das comunidades ao conhecimento científico, promovendo uma educação contextualizada e transformadora. A prática da "Roça de Mutirão" foi implementada como tema gerador no Colégio Estadual do Campo Ilha Rasa, com o intuito de articular o conhecimento escolar com as práticas culturais locais, envolvendo atividades interdisciplinares nas áreas de ciências ambientais, história, geografia e matemática. Além da prática direta na Ilha Rasa, foram realizadas entrevistas com educadores das escolas Colégio Estadual do Campo Ismael Xavier Chagas, na Comunidade de Tibicanga, e Escola Estadual do Campo Jorge Dias, na Comunidade de Sibuí. Esses educadores já haviam trabalhado com temas geradores, e suas experiências serviram de base para a análise que fundamentou o desenvolvimento da prática da "Roça de Mutirão". A metodologia incluiu observação participante, entrevistas abertas e questionários, permitindo uma análise profunda sobre como as práticas pedagógicas baseadas em temas geradores podem promover a integração entre saberes tradicionais e o currículo escolar. Os resultados indicam que a implementação da "Roça de Mutirão" no Colégio Ilha Rasa proporcionou maior engajamento dos alunos e facilitou o diálogo entre os conhecimentos escolares e os saberes populares. O estudo também propôs a criação de um site educacional denominado "Pedagogia Caiçara", voltado para professores do campo, com o objetivo de compartilhar práticas pedagógicas adaptadas e promover o intercâmbio de experiências entre educadores que atuam em realidades semelhantes Abstract: This dissertation investigates the potentialities and challenges of using generative themes as a pedagogical practice in schools on the islands of Guaraqueçaba, Paraná, focusing on traditional caiçara fishing communities (traditional coastal inhabitants of southern and southeastern Brazil with a culture based on fishing and small-scale agriculture). The research was developed using a participatory action research approach inspired by the principles of Paulo Freire, aiming to integrate the communities' traditional knowledge with scientific knowledge, promoting a contextualized and transformative education. The practice of "Roça de Mutirão" (collective farming) was implemented as a generative theme at Colégio Estadual do Campo Ilha Rasa (State Rural School Ilha Rasa), with the aim of integrating school knowledge with local cultural practices. This involved interdisciplinary activities in environmental sciences, history, geography, and mathematics. In addition to the direct practice on Ilha Rasa, interviews were conducted with educators from Colégio Estadual do Campo Ismael Xavier Chagas, in the Community of Tibicanga, and Escola Estadual do Campo Jorge Dias, in the Community of Sibuí. These educators had already worked with generative themes, and their experiences served as the basis for the analysis that underpinned the development of the "Roça de Mutirão" practice. The methodology included participant observation, open interviews, and questionnaires, allowing for an in-depth analysis of how pedagogical practices based on generative themes can promote the integration between traditional knowledge and the school curriculum. The results indicate that the implementation of the "Roça de Mutirão" at Colégio Ilha Rasa provided greater student engagement and facilitated dialogue between school knowledge and popular wisdom. The study also proposes the creation of an educational website called "Pedagogia Caiçara" ("Caiçara Pedagogy"), aimed at rural teachers, with the objective of sharing adapted pedagogical practices and promoting the exchange of experiences among educators who work in similar contexts
Collections
- Dissertações [124]