Educação ambiental na formação de docentes em nível médio : um estudo de caso no Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski em Araucária - PR
Resumo
Resumo: Esta pesquisa contribuiu para a ampliação das discussões sobre as questões ambientais no curso de formação de futuros(as) professores(as) em nível médio. O objetivo geral foi compreender a concepção de Educação Ambiental nos documentos orientadores do Curso de Formação de Docentes em nível médio, com foco no Projeto Político-Pedagógico do Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski, em Araucária-PR. O estudo teve como objetivos específicos: caracterizar as ações dos(as) gestores(as) (diretores(as), pedagogos(as) e coordenadores(as) e as práticas pedagógicas dos(as) professores(as) do Curso de Formação de Docentes em nível médio sobre a Educação Ambiental; identificar como os(as) professores(as) inserem a temática ambiental em suas práticas pedagógicas cotidianas; e elaborar um roteiro de aula de campo que contribua para a prática pedagógica dos(as) professores(as), oferecendo exemplos que possam ser adaptados conforme as necessidades educacionais e os contextos específicos. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de abordagem exploratória, que incluiu pesquisa bibliográfica e análise documental, bem como o estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários on-line, aplicados a gestores(as) e professores(as) do curso. A análise dos dados seguiu os princípios da pesquisa social, com base na análise interpretativa da pesquisadora, que confrontou a teoria com a realidade observada, buscando respostas para os objetivos propostos. Os dados foram analisados, discutidos e interpretados à luz da teoria da Educação Ambiental crítica. A pesquisa analisou o Projeto Político Pedagógico (PPP) e identificou como a Educação Ambiental é tratada no Curso de Formação de Docentes, além das ações, concepções, práticas pedagógicas, facilidades e dificuldades relatadas pelos(as) gestores(as) e professores(as). Em síntese, os resultados mostram que, embora a integração da Educação Ambiental nas práticas pedagógicas seja considerada bem-sucedida pelos profissionais do Colégio, ainda existem desafios a serem superados. A necessidade de uma formação específica para os profissionais e a falta de fundamentação teórica sobre a temática ambiental no PPP são questões fundamentais que devem ser tratadas para fortalecer a abordagem da Educação Ambiental no curso. Além disso, a inclusão da Educação Ambiental no currículo e a realização de projetos práticos refletem o esforço conjunto dos profissionais para promover uma formação sobre a temática ambiental. Esses resultados ressaltam a importância de ampliar as discussões e a formação em Educação Ambiental no curso de formação de futuros(as) professores(as) Abstract: This research contributed to the expansion of discussions on environmental issues in the training course for future high school teachers. The general objective was to understand the concept of environmental education in the guiding documents of the Teacher Training Course at the high school level, focusing on the Political-Pedagogical Project of the Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski, in Araucária-PR. The specific objectives of the study were to characterize the actions of the managers (principals, pedagogues, and coordinators) and the pedagogical practices of the teachers in the Secondary Teacher Training Course on Environmental Education; to identify how the teachers incorporate environmental themes into their daily pedagogical practices; and to develop a field lesson plan that contributes to the pedagogical practice of the teachers, offering examples that can be adapted according to educational needs and specific contexts. To achieve these objectives, a qualitative research study with an exploratory approach was conducted, which included bibliographic research and document analysis, as well as a case study. As data collection instruments, online questionnaires were used, applied to course managers and teachers. The data analysis followed the principles of social research, based on the researcher's interpretative analysis, which confronted theory with the observed reality, seeking answers to the proposed objectives. The data were analyzed, discussed, and interpreted in light of critical environmental education theory. The research analyzed the Political-Pedagogical Project (PPP) and identified how Environmental Education is addressed in the Teacher Training Course, as well as the actions, concepts, pedagogical practices, facilities, and difficulties reported by the managers and teachers. In summary, the results show that, although the integration of environmental education into pedagogical practices is considered successful by the school's professionals, there are still challenges to be overcome. The need for specific training for professionals and the lack of a theoretical foundation on environmental themes in the PPP are fundamental issues that must be addressed to strengthen the approach to environmental education in the course. Furthermore, the inclusion of Environmental Education in the curriculum and the implementation of practical projects reflect the joint effort of professionals to promote training on environmental themes. These results highlight the importance of expanding discussions and training in environmental education in the training course for future teachers
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