dc.contributor.advisor | Czajka, Rodrigo, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.creator | Diehl, Jeber Luis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-10T19:18:20Z | |
dc.date.available | 2025-03-10T19:18:20Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95222 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Czajka | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 09/12/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação analisa o fenômeno do conservadorismo na política brasileira como um núcleo de condensação das ideologias burguesas. O Golpe de 1964, a deposição do ex-presidente João Goulart (Jango) no mesmo ano e o golpe parlamentar sobre o mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff (2011-2016) conduziram uma intensa guinada da direita nacional à tomada do poder. Nesse contexto, houve uma propaganda contra a esquerda nacional e a afirmação do conservadorismo como onda legitimadora de poder. Dentre as ações legitimadoras, estão as escolas cívico-militares, um programa que transforma escolas públicas em escolas militarizadas. A aliança política entre alguns governadores e o ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) facilitou a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). No estado do Paraná, o governador Ratinho Junior (2019-) adota o modelo escolar militarizado como política de Governo. Sem precedentes, o Paraná é o estado da federação que lidera o ranking brasileiro em números de escolas cívico-militares. O aparelhamento de órgãos de Estado, como o Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), é uma demonstração da confortável posição de mando que encontramos durante a pesquisa | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This dissertation analyzes the phenomenon of conservatism in Brazilian politics as a nucleus of condensation of bourgeois ideologies. The 1964 Coup, the deposition of former president João Goulart (Jango) in the same year, and the parliamentary coup over the mandate of former president Dilma Rousseff (2011-2016) led to an intense shift of the national right to the seizure of power. In this context, propaganda against the national left and the affirmation of conservatism as a legitimizing wave of power became evident. Among the legitimizing actions are the civic-military schools, a program that transforms public schools into militarized schools. The political alliance between some governors and former president Jair Bolsonaro (2019 2022) facilitated the implementation of the National Program of Civic-Military Schools (PECIM). In the state of Paraná, governor Ratinho Junior (2019-) adopts the militarized school model as government policy. Unprecedentedly, Paraná is the federative state that leads the Brazilian ranking in number of civic-military schools. The rigging of state bodies, such as the Paraná State Education Council (CEE/PR), is a demonstration of the comfortable position of command that we found during the research | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Conservantismo | pt_BR |
dc.subject | Militarismo | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.title | As escolas cívico-militares : o conservadorismo de Estado na implementação e militarização da educação básica no Paraná | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |