A horta na escola como ferramenta educacional no processo de ensino e aprendizagem em educação ambiental
Resumo
Resumo: Este estudo, derivado do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais, tem como objetivo investigar o papel da horta escolar no processo de ensino-aprendizagem na Escola Municipal Arminda de Souza Pereira, em Paranaguá. Baseado na premissa de que o envolvimento de professores e alunos na educação ambiental, através do manejo de uma horta, pode viabilizar estratégias de aprendizado diferenciadas, a pesquisa busca entender como os educadores e demais envolvidos percebem a educação ambiental e como podem trabalhar de maneira interdisciplinar utilizando a horta no processo educacional. A metodologia quantiqualitativa foi empregada para explorar as percepções de pais, professores e alunos através de questionários e atividades práticas. A implementação do projeto incluiu limpeza do terreno, plantio de mudas, aulas teóricas e práticas. A investigação fundamenta-se na visão de Paulo Freire, sugerindo que os professores adaptem suas práticas para envolver os alunos de maneira significativa, promovendo a conscientização crítica sobre questões ambientais. O estudo propõe a implementação de uma horta na escola, acompanhada de uma cartilha educativa sobre o cultivo e cuidado da mesma. No decorrer da pesquisa um questionário realizado com os professores, concluiu que a horta escolar é altamente relevante tanto para o desenvolvimento pedagógico quanto para a promoção da educação ambiental. Os resultados indicam que a horta é uma ferramenta eficaz no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais interessante e contextualizado, resultando na promoção de hábitos alimentares saudáveis, fortalecimento de laços familiares, desenvolvimento de habilidades sociais e de responsabilidade, essas atividades também resultaram em melhorias notáveis na aprendizagem e na disposição dos alunos para participar das propostas educativas Abstract: This study, derived from the Professional Master's Program in Environmental Science Teaching, aims to investigate the role of the school garden in the teachinglearning process at Arminda de Souza Pereira Municipal School, in Paranagua. Based on the premise that the involvement of teachers and students in environmental education through the management of a garden can enable differentiated learning strategies, the research seeks to understand how educators and other stakeholders perceive environmental education and how they can work in an interdisciplinary manner using the garden in the educational process. A mixed-methods approach was employed to explore the perceptions of parents, teachers, and students through questionnaires and practical activities. The project implementation included clearing the land, planting seedlings, and conducting theoretical and practical classes. The investigation is grounded in Paulo Freire's perspective, suggesting that teachers adapt their practices to meaningfully engage students, fostering critical awareness of environmental issues. The study proposes the implementation of a school garden accompanied by an educational booklet on its cultivation and care. During the research, a questionnaire conducted with teachers concluded that the school garden is highly relevant for both pedagogical development and the promotion of environmental education. The results indicate that the garden is an effective tool in the teaching-learning process, making it more engaging and contextualized. It also promotes healthy eating habits, strengthens family bonds, and develops social and responsibility skills. These activities have also led to noticeable improvements in students' learning and willingness to participate in educational proposals
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