Validação de material educativo para estímulo neuromotor de bebês até 12 meses
Resumo
Resumo: Introdução: Materiais educativos, ou tecnologias educacionais, são essenciais para a comunicação eficiente na educação em saúde, especialmente no contexto do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de bebês prematuros. Esses materiais orientam pais e profissionais na identificação e estímulo do desenvolvimento motor. A intervenção precoce é crucial para melhorar o DNPM, e folhetos educativos são importantes no suporte domiciliar e adesão ao tratamento. Este estudo visa validar um material educativo para orientar pais e cuidadores sobre práticas de estimulação do DNPM. Métodos: O estudo metodológico validou o material com um Grupo Técnico (GT) de fisioterapeutas, avaliados pela escala de Fehring adaptada. Utilizou-se o Suitability Assessment of Materials (SAM) para avaliar aspectos gerais e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para as orientações. O método Delphi foi usado para obter consenso entre os avaliadores, com rodadas sucessivas de ajustes. Resultados: Na primeira rodada, 26 fisioterapeutas foram convidados a avaliar o material, dos quais 9 participaram. A análise inicial indicou que itens 4, 10 e 11 eram adequados, mas várias orientações precisavam de melhorias. Após ajustes nas figuras e orientações, a segunda rodada mostrou melhora geral. O IVC da segunda versão indicou uma melhoria significativa, embora alguns ajustes fossem necessários. O SAM apresentou uma classificação superior, com média de 0,80. Foram realizadas últimas modificações na terceira versão, incluindo novas imagens e ajustes finais. Conclusão: A revisão contínua e o aprimoramento dos materiais educativos garantem que eles se mantenham eficazes e atualizados. Avaliar e ajustar conforme novas evidências assegura a relevância dos materiais, que são cruciais para a promoção da saúde coletiva e enfrentamento de desafios de saúde pública Abstract: Introduction: Educational materials, or educational technologies, are essential for efficient communication in health education, especially in the context of neuropsychomotor development (NPMD) in premature infants. These materials guide parents and professionals in identifying and stimulating motor development. Early intervention is crucial to improving NPMD, and educational leaflets are important for home support and treatment adherence. This study aims to validate an educational material to guide parents and caregivers on NPMD stimulation practices. Methods: The methodological study validated the material with a Technical Group (GT) of physiotherapists, evaluated by the adapted Fehring scale. The Suitability Assessment of Materials (SAM) was used to evaluate general aspects and the Content Validity Index (CVI) for the guidelines. The Delphi method was used to obtain consensus among the evaluators, with successive rounds of adjustments. Results: In the first round, 26 physiotherapists were invited to evaluate the material, of which 9 participated. Initial analysis indicated that items 4, 10, and 11 were adequate, but several guidelines needed improvement. After adjustments to the figures and guidelines, the second round showed overall improvement. The CVI of the second version indicated a significant improvement, although some adjustments were necessary. The SAM had a higher score, with an average of 0.80. Final modifications were made to the third version, including new images and final adjustments. Conclusion: Continuous review and improvement of educational materials ensures that they remain effective and up-to-date. Evaluating and adjusting as new evidence emerges ensures the relevance of the materials, which are crucial for promoting public health and addressing public health challenges
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