O caráter psíquico-noético do ato contemplativo e a construção da figura do sábio
Resumo
Resumo: A proposta desta tese é realizar um estudo da relação entre a dimensão da vida humana e a dimensão divina sob o olhar da teoria do intelecto (noûs), tendo por finalidade fundamentar um modo de vida contemplativo de acordo com a obra de Aristóteles. Primeiramente, examinam-se os aspectos discursivos e contemplativos da teologia aristotélica, tendo como base a Metafísica XII. Este capítulo terá início com um estudo preliminar acerca do problema da constituição da realidade do ser (tò ón) como fundamento da teologia aristotélica. Aqui, o principal objetivo será explorar a tese aristotélica de que a atividade intelectual é considerada um aspecto divino no humano e indicar os limites do pensamento humano (díanoesis) para o conhecimento do deus (théos). Por sua vez, o objeto de estudo do segundo capítulo deste trabalho será tanto o caráter psíquico-noético do ato contemplativo quanto a construção da figura do sábio. Trata-se de um capítulo dividido em duas grandes etapas: (1) um estudo da teoria da contemplação na ordem da definição da alma (psykh?) humana, segundo a obra De Anima I, II e III, e (2) um estudo da tendência natural do ser humano à sabedoria e de sua inclinação ao divino, com base na Metafísica I, II e VI. Adverte-se que os trechos serão lidos e interpretados apenas de acordo com a temática central desta pesquisa. Por fim, o terceiro e último capítulo desta tese objetiva desenvolver as bases para o modo de vida contemplativo, segundo a leitura da Ética a Nicômaco I, II, VI e X. Primeiramente, trata-se de expor os fundamentos conceituais da ética aristotélica sobre a vida contemplativa. Segue-se uma análise das virtudes dianoéticas e éticas e um estudo a respeito do lugar da sabedoria prática na ética da contemplação. Finaliza-se com um estudo pormenorizado e específico da ética contemplativa como modo de vida Abstract: The purpose of this thesis is to examine the relationship between the dimension of human life and the dimension of the divine from the perspective of the theory of intellect (noûs), with the aim of establishing a contemplative way of living according to Aristotle’s work. Firstly, both discursive and contemplative aspects of Aristotelian theology are examined, on the basis of Metaphysics XII. This chapter will begin with a preliminary study on the issue of the constitution of the reality of being (tò ón) as a foundation of Aristotelian theology. Here, the main objective will be to explore the Aristotelian thesis by which intellectual activity is considered a divine aspect of the human and to indicate the limits of human thought (díanoesis) for the knowledge of god (theós). The object of investigation of the second chapter of this work, for its part, will be both the psychic-noetic character of the contemplative act as well as the construction of the figure of sage. This refers to a chapter divided into two major stages: (1) a study of the theory of contemplation in the context of the definition of the human soul (psykh?), according to De Anima I, II and III and (2) a study of the natural tendency of the human being to wisdom and its inclination towards the divine, based on Metaphysics I, II and VI. It must be taken into consideration that the sections will be read and interpreted within the scope of the central theme of this research only. Finally, the third and final chapter of this thesis aims to develop the foundations for the contemplative way of living, alongside the readings of Nicomachean Ethics I, II, VI e X. The first focus of this chapter is to expose the conceptual foundations of Aristotelian ethics on the contemplative life. This is followed by an analysis of the dianoetic and ethical virtues and by a study of the place of practical wisdom in the ethics of contemplation. It ends with a detailed study and specifc approach to contemplative ethics as a way of living
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