Entre a roça e a fé : identidades e narrativas de mulheres rurais atravessadas pelas religiões
Resumo
Resumo: Esta pesquisa de recepção investiga o cotidiano das mulheres rurais de Camboriú (SC) revelando de que maneiras a prática de religiosidades e seus processos comunicativos atravessam e medeiam o seu cotidiano. O intuito é analisar, com base no referencial teórico-metodológico das Mediações (Martin-Barbero, 1987, 1998, 2010, 2017) e dos procedimentos da História Oral de Vida (Cáceres, 2009), quais relações se destacam entre estas mulheres rurais e o seu convívio com a fé, com ênfase nas questões de gênero. Para isso, partimos da premissa de que as mediações Narrativas e Identidades são permeadas pelas práticas e processos comunicativos religiosos. Entendemos, assim, que estes atravessamentos podem gerar diferentes significados nas vivências dessas mulheres. O objetivo da pesquisa é compreender de que forma os processos comunicativos que ocorrem dentro das religiosidades reforçam, ou quebram, os estereótipos que envolvem a mulher rural. Para tanto, a pesquisa articula dois momentos de inserção no campo e coleta dos dados: a pesquisa exploratória, contemplou a aplicação de questionários para 27 agricultoras. Este processo ocorreu no interior da cidade e feiras de produtos rurais. Com base nas primeiras análises foi possível traçar um perfil das trabalhadoras, descobrindo as principais religiões da zona rural, faixa etária, nível de escolaridade e consumo de mídia que vem ocorrendo no campo. A principal constatação da pesquisa foi perceber que as relações religiosas, e seus processos comunicacionais, afetam diretamente diferentes aspectos da vida das mulheres rurais. A pesquisa conseguiu confirmar que as religiões atravessam as mediações de Identidades e Narrativas (assim como os outros eixos superiores do mapa barberiano) Abstract: This reception study investigates the daily lives of rural women in Camboriú (SC), revealing how religious practices and their communicative processes intersect and mediate their everyday experiences. The aim is to analyze, based on the theoretical methodological framework of Mediations (Martín-Barbero, 1987, 1998, 2010, 2017) and the procedures of Oral Life History (Cáceres, 2009), which relationships stand out between these rural women and their engagement with faith, with an emphasis on gender issues. To this end, we assume that Narrative and Identity mediations are permeated by religious communicative practices and processes. We understand that these intersections may generate different meanings in the lives of these women. The research objective is to understand how the communicative processes occurring within religiosities reinforce or break the stereotypes surrounding rural women. For this, the study articulates two stages of field insertion and data collection: the exploratory research included applying questionnaires to 27 female farmers. This process took place in rural areas of the city and rural product markets. Based on the initial analyses, it was possible to outline a profile of the workers, identifying the main religions in the rural area, age group, education level, and media consumption occurring in the field. The primary finding of the research was that religious relationships and their communicative processes directly affect different aspects of the lives of rural women. The research confirmed that religions permeate the mediations of Identities and Narratives (as well as other upper axes of the Barberian map) Resumen: Esta investigación de recepción examina la vida cotidiana de las mujeres rurales de Camboriú (SC), revelando de qué maneras las prácticas de religiosidades y sus procesos comunicativos atraviesan y median su vida diaria. El propósito es analizar, basándose en el referencial teórico-metodológico de las Mediaciones (Martín-Barbero, 1987, 1998, 2010, 2017) y los procedimientos de la Historia Oral de Vida (Cáceres, 2009), qué relaciones se destacan entre estas mujeres rurales y su convivencia con la fe, con énfasis en las cuestiones de género. Para ello, partimos de la premisa de que las mediaciones Narrativas e Identidades están permeadas por las prácticas y procesos comunicativos religiosos. Entendemos así que estas intersecciones pueden generar diferentes significados en las experiencias de estas mujeres. El objetivo de la investigación es comprender de qué manera los procesos comunicativos que ocurren dentro de las religiosidades refuerzan o rompen los estereotipos que rodean a la mujer rural. Para ello, la investigación articula dos momentos de inserción en el campo y recopilación de datos: la investigación exploratoria contempló la aplicación de cuestionarios a 27 agricultoras. Este proceso tuvo lugar en el interior de la ciudad y en ferias de productos rurales. Con base en los primeros análisis, fue posible trazar un perfil de las trabajadoras, descubriendo las principales religiones de la zona rural, el rango de edad, el nivel de escolaridad y el consumo de medios de comunicación que ocurre en el campo. El principal hallazgo de la investigación fue constatar que las relaciones religiosas y sus procesos comunicacionales afectan directamente diversos aspectos de la vida de las mujeres rurales. La investigación logró confirmar que las religiones atraviesan las mediaciones de Identidades y Narrativas (así como los otros ejes superiores del mapa barberiano)
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