• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016042P8 Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016042P8 Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Formação profissional em saúde e pandemia : a transformação dos estágios supervisionados

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - HELIANE MONTEIRO MAIEVES.pdf (1.214Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Maieves, Heliane Monteiro
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Com a pandemia de COVID-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) precisaram adaptar suas atividades, impactando significativamente os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS). Este estudo teve como objetivo analisar os estágios realizados por discentes matriculados em cursos da área da saúde durante o período da pandemia de COVID-19, investigando os impactos das adaptações implementadas nas metodologias de ensino e estágio, bem como as repercussões na formação prática dos futuros profissionais de saúde, sendo estruturado em três capítulos. Em que o primeiro capitulo analisou a condução dos ECS nos cursos da saúde de instituições de Ensino do Estado do Paraná, em que coordenadores e docentes responderam 121 instrumentos de pesquisa. Dos resultados a maioria das instituições não autorizaram o estágio remoto durante a pandemia e não validaram a carga horaria realizada na Ação Estratégica do governo como ECS. A pesquisa mostrou que as atividades práticas foram afetadas pela pandemia da COVID-19. O segundo capitulo avaliou se a pandemia influenciou na atuação e na formação prática profissional dos egressos de um curso de farmácia da região Sul do Brasil. Com 44 participantes, 73% tiveram aulas práticas remotas e 70% enfrentaram dificuldades nos estágios, principalmente na oferta de vagas. Apesar dos desafios, 82% dos graduados conseguiram emprego e 41% foram efetivados nos locais onde estagiaram. A continuidade da formação prática e a inserção bem-sucedida no mercado de trabalho demonstram a resiliência do meio acadêmico em atender às demandas da sociedade, mesmo em períodos desafiadores. O terceiro capitulo focou nos ECS dos cursos de saúde em Instituições de Ensino Superior no Paraná após o retorno ao ensino presencial, em que coordenadores e docentes responderam 120 instrumentos de pesquisa. Os resultados indicaram que a maioria dos estágios foram realizados presencialmente e alunos que tiveram aulas práticas remotas no Ensino Remoto Emergencial (ERE) enfrentaram mais dificuldades nos estágios. A pesquisa reforça a valorização do aprendizado prático, a promoção de um equilíbrio inteligente entre abordagens presenciais e virtuais e a necessidade de implementação de plataformas digitais promovendo uma gestão mais eficiente e integrada das atividades. A pesquisa evidenciou, que embora o uso de tecnologias tenha sido um recurso valioso para complementação e suporte, a retomada das atividades presenciais foi essencial para a formação prática dos alunos. Assim, ao avaliar os três capítulos, conclui-se que os ECS foram afetados pela pandemia de COVID-19 e que deve haver um equilíbrio entre os métodos presenciais de estágio e as ferramentas tecnológicas
     
    Abstract: Due to the COVID-19 pandemic, Higher Education Institutions (HEIs) had to adapt their activities, significantly impacting Supervised Curricular Internships (ECS). This study aimed to analyze the internships carried out by students enrolled in health courses during the COVID-19 pandemic, investigating the impacts of the adaptations implemented in teaching and internship methodologies, as well as the repercussions on the practical training of future health professionals, and was structured in three chapters, and was structured in three chapters. The first chapter analyzed the conduct of SCIs in health courses at educational institutions in the state of Paraná, in which coordinators and professors responded to 121 survey instruments. From the results, most institutions did not authorize remote internships during the pandemic and did not validate the workload carried out in the government's Strategic Action as SCIs. The research showed that practical activities were affected by the COVID-19 pandemic. The second chapter of the study evaluated whether the pandemic influenced the performance and practical professional training of graduates of a pharmacy course in the southern region of Brazil. With 44 participants, 73% had remote practical classes and 70% faced difficulties in internships, mainly in the offer of vacancies. Despite the challenges, 82% of graduates found employment and 41% were hired at the places where they did their internships. The continuity of practical training and successful insertion in the job market demonstrate the resilience of the academic environment in meeting the demands of society, even in challenging times. The third chapter focused on the ECS of health courses in Higher Education Institutions in Paraná after the return to in-person teaching, where coordinators and professors answered 120 survey instruments. The results indicated that most internships were carried out in person and students who had remote practical classes in Emergency Remote Education (ERE) faced more difficulties in their internships. The research reinforces the value of practical learning, the promotion of an intelligent balance between in-person and virtual approaches, and the need to implement digital platforms to promote more efficient and integrated management of activities. The research showed that although the use of technology was a valuable resource for complementation and support, the resumption of in-person activities was essential for the practical training of students. Thus, when evaluating the three chapters, it is concluded that the ECS were affected by the COVID-19 pandemic and that there must be a balance between in-person internship methods and technological tools
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94732
    Collections
    • Teses [123]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV