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    Racismo ambiental : responsabilidade socioeducacional

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    R - D - ELIAS BORGES RIBEIRO.pdf (1.853Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Ribeiro, Elias Borges
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Pretende-se investigar o racismo ambiental e a sua relação socioeducacional no Brasil. Analisar-se-á o conceito de racismo, o racismo estrutural e suas vertentes, o racismo ambiental e a sua relação com a educação e a educação ambiental. O problema que norteia esta pesquisa é o que as pesquisas acadêmicas apontam sobre o racismo ambiental no período de 2011 até 2021 sob a ótica socioeducacional? Tais conceitos personificam os objetivos específicos deste trabalho que são: discutir o tema racismo ambiental e o racismo estrutural presente em pesquisas nacionais; identificar as contribuições e implicações nos resultados das pesquisas que enfatizam a temática dessa investigação; discutir o racismo ambiental sob a ótica socioeducacional, como parte do processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho, serão aplicadas duas metodologias, tais como uma abordagem qualitativa, do tipo estado da arte, caracterizada pela investigação nas produções acadêmicas, em teses e dissertações que discutam sobre o racismo ambiental e a pesquisa bibliográfica que consiste no levantamento e seleção de dados. Na sequência, serão observados os instrumentos de coleta de dados e análise dos dados e resultados
     
    Abstract: The aim is to investigate environmental racism and its socio-educational relationship in Brazil. The concept of racism, structural racism and its aspects, environmental racism and its relationship with education and environmental education will be analyzed. The problem that guides this research is what academic research points out about environmental racism in the period from 2011 to 2021 from a socio-educational perspective? Such concepts embody the specific objectives of this work, which are: to discuss the topic of environmental racism and structural racism present in national research; identify the contributions and implications in the research results that emphasize the theme of this investigation; discuss environmental racism from a socio educational perspective, as part of the teaching-learning process. In this work, two methodologies will be applied, such as a qualitative, state-of-the-art approach, characterized by investigation into academic productions, theses and dissertations that discuss environmental racism, and bibliographic research that consists of collecting and selecting data. Next, the data collection instruments and analysis of data and results will be observed
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94727
    Collections
    • Dissertações [126]

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