Desenvolvimento de curso sobre telhados verdes para compartilhamento de conteúdo sobre sustentabilidade ambiental
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Smaniotto, Raphaela Kimie Hisamatsu
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A preocupação em disseminar o conhecimento científico produzido nas universidades encontra na educação aberta uma forma de rapidamente ser distribuída para a sociedade. As pesquisas sobre sustentabilidade e, em especial, sobre telhados verdes, impactam diretamente na vida do cidadão, razão que motiva esta pesquisa que tem como objetivo o compartilhamento de conhecimento por meio dos Massive Open Online Courses – MOOC –, de modo a desenvolver competências em sustentabilidade em estudantes e profissionais do setor da Construção Civil. O tema Telhados Verdes foi selecionado por possuir um lastro de mais de 10 anos em pesquisas dentro do PPGEC, constatado a partir de pesquisa documental em artigos e dissertações coletadas que deram o ponto de partida para desenvolvimento dos cursos. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, normativa e qualitativa, desenvolvida sob o método do Design Science Research, cujo processo resultou em um produto composto pelos MOOC 01: "Noções sobre Sustentabilidade na Construção Civil", e MOOC 02: "Introdução aos Telhados Verdes". Ambos os cursos foram desenvolvidos seguindo os princípios da Educação Aberta e da Modelagem de Curso por Competência. Em ambos ocorreu a validação sendo que: o primeiro no formato de micro aprendizagem (NanoMOOC), ou seja, com carga menor (8 horas) foi submetido aos usuários com divulgação nas redes sociais, e o segundo MOOC com carga horária maior (30 horas) foi submetido à avaliação de especialistas da área de Sustentabilidade (tema) e Gestão da Informação (formato). Ambos os cursos se apresentam como inovadores na forma de entrega e apresentam conteúdo que certamente contribui para sociedade formando uma geração atenta aos problemas das cidades e das edificações. Ainda que estes permitem compartilhar o conhecimento sobre Telhados Verdes e Sustentabilidade desenvolvido dentro do PPGEC, com feedback positivo do público e especialistas Abstract: The concern with disseminating the scientific knowledge produced in universities finds in open education a way to be quickly distributed to society. Research on sustainability and, in particular, on green roofs, have a direct impact on the lives of citizens, a reason that motivates this research, which aims to share knowledge through Massive Open Online Courses - MOOC - in order to develop sustainability competencies in students and professionals of the Civil Construction sector. The theme Green Roofs was selected because it has more than 10 years of research in the PPGEC, ascertained from documentary research in articles and dissertations that provided the starting point for the development of the courses. This is an applied, normative and qualitative research, developed under the Design Science Research method, whose process resulted in a product composed by MOOC 01: "Notions about Sustainability in Civil Construction", and MOOC 02: "Introduction to Green Roofs". Both courses were developed following the principles of Open Education and Competence-Based Course Modeling. Both courses were validated: the first one in the micro learning format (NanoMOOC), i.e., with a lower workload (8 hours) was submitted to the users with dissemination in social networks, and the second MOOC with a higher workload (30 hours) was submitted to the evaluation of experts in the areas of Sustainability (theme) and Information Management (format). Both courses are innovative in the way they are delivered and present content that certainly contributes to society by forming a generation aware of the problems of cities and buildings. Even though they allow sharing the knowledge about Green Roofs and Sustainability developed within PPGEC, with positive feedback from the public and experts
Collections
- Dissertações [77]