Os Mutantes no Festival Midem e a construção do rock tupiniquim
Resumo
Resumo: Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo a banda brasileira Os Mutantes, mais especificamente, de que forma ela desenvolveu a construção de um rock tupiniquim, até então inédito em nosso paísEssa construção foi possível devido a um contexto de independência musical que a banda adquiriu, principalmente a partir da sua participação no festivel Midem, em Cannes na França, no começo do ano de 1969 e que lhes libertam do rótulo de ‘banda de apoio da Tropicália’. As principais fontes utilizadas para essa pesquisas se dão através dos três primeiros discos lançados pela banda, entre 1968 e 1970, tendo como enfoque principal a análise de suas canções, desde as letras até a produção instrumental, incluindo imagens de capa e contracapa, passando pelo processo de produção, circulação e recepção das músicas por parte do público e imprensa. A partir desse contexto, podemos identificar a elaboração de uma sonoridade moderna, experimental, criativa e irônica, que flerta com a contracultura e a consolidação da indústria cultural em nosso país, permitindo o desenvolvimento de um rock com elementos nacionais e internacionais, até então inédito no Brasil Abstract: This research presents as an object of study the Brazilian band Os Mutantes, more specifically, how it developed the construction of Brazilian rock, hitherto unheard of in our country. This construction was possible due to a context of musical independence that the band acquired, mainly from their participation in the festive Midem, in Cannes, France, at the beginning of 1969 and which freed them from the label of 'support band for Tropicália '. The main sources used for this research are the first three albums released by the band, between 1968 and 1970, with the main focus being the analysis of their songs, from the lyrics to their musical aspect, including cover and back cover images, going through the process of production, the development of a modern, experimental, creative and ironic sound, which flirts with counterculture and the consolidation of the cultural industry in our country, allowing the development of rock with national and international elements, previously unheard of in Brazil
Collections
- Dissertações [244]