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dc.contributor.advisorTorres, Ricardo Lobato, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.creatorFerigotti, Cristina Maria Soutopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-03T15:37:13Z
dc.date.available2025-02-03T15:37:13Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94607
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Lobato Torrespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Economia. Defesa : Curitiba, 28/10/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo enfoca inovação aberta, aprendizagem externa e absorção de conhecimento interno na Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR). A pesquisa examina o Programa de Inovação Aberta para o Setor de Saneamento Ambiental – Sanepar Startups, no período de 2020 a 2024, no contexto de mudanças institucionais e regulatórias do setor de saneamento. Nesse sentido, visa favorecer o entendimento sobre como a relação entre inovação aberta, aprendizagem externa e capacidade de conhecimento interno podem influenciar o desenvolvimento de tecnologias para desempenho em inovação sustentável. Para alcançar este objetivo foi realizada uma investigação teórica e empírica por meio de pesquisa transversal, qualitativa, exploratória e descritiva, com técnica de pesquisa de estudo de caso único, indicado para pesquisar implantação de programas. A metodologia inclui evidências empíricas obtidas de diferentes fontes de informação: i) entrevistas presenciais com relatores, mentores, diretor e especialistas e entrevistas virtuais com empreendedores e pesquisadores das startups; ii) observação direta em workshops e encontros durante a fase de desenvolvimento do Programa e encontros casuais; iii) documentos e publicações sobre a SANEPAR, instituições envolvidas e o Programa em estudo. Como resultado, foi possível observar que a SANEPAR estabeleceu relações inter organizacionais com startups como fontes de aprendizagem, a fim de desenvolver tecnologias para inovações incrementais. Adicionalmente a relação entre a SANEPAR e as startups configurou um arranjo colaborativo, com mecanismos de apropriação de conhecimento para alcançar flexibilidade estratégica no setor de saneamento, em mudança estrutural significativa, com a coexistência de capital privado, em um setor considerado originalmente de monopólio natural. As evidências sugerem que as mudanças no setor de saneamento motivaram o aumento da velocidade em aprendizagem por meio de fontes externas à SANEPAR, em razões que incluem custo, tempo e complexidade tecnológica. Sendo o Programa de Inovação Aberta para o Setor de Saneamento Ambiental – Sanepar Startups, a principal fonte de aquisição de conhecimento no período em estudo, há indicações que a SANEPAR dá preferência às parcerias corporativas, para relações com interesses complementares. Observou-se a relevância de startups para companhias já estabelecidas no setor de saneamento como fontes externas de aprendizagem, a partir de projetos reais para incrementar a inovação sustentável. Em conclusão as experiências da SANEPAR com pesquisa e desenvolvimento e acordos de cooperação técnica foram influentes para o desenvolvimento do Programa de Inovação Aberta para o Setor de Saneamento Ambiental – Sanepar Startups. Além disso, os esforços para aprendizagem não foram aleatórios, envolveram mudanças ao longo do tempo com o estímulo ao aumento da base de conhecimento interno na SANEPAR, para um padrão específico de aprendizagem, relacionado às experiências anteriores. Pode-se considerar também que a SANEPAR explorou eficientemente o seu estoque de conhecimento acumulado, para avaliar se as tecnologias propostas pelas startups iriam impactar melhoria de processos internos, com velocidade e a custo de desenvolvimento reduzido. Além de contribuir com a direção desejada de desenvolvimento de tecnologia, para incremento no desempenho em inovação sustentávelpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study focuses on open innovation, external learning and acquisition of internal knowledge at the Sanitation Company of Paraná (SANEPAR). The research examines the Open Innovation Program for the Environmental Sanitation Sector – Sanepar Startups, in the period from 2020 to 2024, in the context of institutional and regulatory changes in the sanitation sector. In this sense, it aims to favor the understanding of how the relationship between open innovation, external learning and internal knowledge capacity can influence the development of technologies for performance in sustainable innovation. To achieve this objective, a theoretical and empirical investigation was carried out through cross-sectional, qualitative, exploratory and descriptive research, with a single case study research technique, indicated to research the implementation of programs. The methodology includes empirical evidence obtained from different sources of information: i) face-to-face interviews with rapporteurs, mentors, director and experts and virtual interviews with entrepreneurs and researchers of startups; ii) direct observation in workshops and meetings during the development phase of the Program and casual meetings; iii) documents and publications about SANEPAR, institutions involved and the Program under study. As a result, it was possible to observe that SANEPAR established interorganizational relationships with startups as sources of learning, in order to develop technologies for incremental innovations. In addition, the relationship between SANEPAR and the startups configured a collaborative arrangement, with mechanisms of knowledge appropriation to achieve strategic flexibility in the sanitation sector, in significant structural change, with the coexistence of private capital, in a sector originally considered to be a natural monopoly. Evidence suggests that changes in the sanitation sector have motivated the increase in the speed of learning through sources external to SANEPAR, in reasons that include cost, time and technological complexity. Since the Open Innovation Program for the Environmental Sanitation Sector – Sanepar Startups, is the main source of knowledge acquisition in the period under study, there are indications that SANEPAR gives preference to corporate partnerships, for relationships with complementary interests. The relevance of startups for companies already established in the sanitation sector as external sources of learning was observed, based on real projects to increase sustainable innovation. In conclusion, SANEPAR's experiences with research and development and technical cooperation agreements were influential for the development of the Open Innovation Program for the Environmental Sanitation Sector – Sanepar Startups. In addition, the learning efforts were not random, they involved changes over time with the stimulus to increase the internal knowledge base at SANEPAR, for a specific learning pattern, related to previous experiences. It can also be considered that SANEPAR efficiently exploited its accumulated knowledge stock, to assess whether the technologies proposed by the startups would impact the improvement of internal processes, with speed and at a reduced development cost. In addition to contributing to the desired direction of technology development, to increase performance in sustainable innovationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCompanhia de Saneamento do Paranápt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.titleInovação aberta e saneamento : o caso Sanepar : startupspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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