• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um estudo da educação ambiental na Escola Municipal em tempo integral Nascimento Junior

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARCIA FUJIKO YASUDA CARVALHO.pdf (13.58Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Yasuda, Marcia Fujiko
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa teve como propósito explorar as percepções de Educação Ambiental entre os docentes, as interações entre o ser humano e o meio ambiente; compreender como ocorre a abordagem da Educação Ambiental na prática pedagógica da Escola Municipal em Tempo Integral Nascimento Júnior localizada no município de Paranaguá – Paraná. Além de desenvolver o guia com dicas ecológicas como produto da dissertação. Para alcançar tais metas, foi realizada uma entrevista com enfoque qualitativo, com os dados analisados segundo a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2020). As categorias identificadas possibilitaram a investigação de quatro unidades temáticas: as Compreensões do Ser Humano Desvinculado da Natureza, a Consciência Ecológica, a Interdisciplinaridade, a Educação Ambiental e a Aula de Campo. Constatou-se que os docentes possuem uma visão fragmentada sobre a relação entre natureza e ser humano, evidenciando que a conscientização ecológica se manifesta no cotidiano escolar por meio da interdisciplinaridade. Esta última é percebida como um recurso valioso para abordar as questões ambientais de maneira mais abrangente e significativa. A Educação Ambiental, por sua vez, torna-se essencial para o processo de aprendizagem, com a aula de campo desempenhando um papel crucial na compreensão da realidade concreta, sendo vivenciada tanto pelos educandos quanto pelos educadores. Contudo, observou-se que a ambicionada Educação Ambiental Crítica ainda está distante, apresentando um discurso simplista e ingênuo sobre as inter-relações entre natureza e sociedade
     
    Abstract: The purpose of this research was to explore the perceptions of Environmental Education among teachers, the interactions between human beings and the environment; to understand how Environmental Education is approached in the pedagogical practice of the Nascimento Júnior Full-Time Municipal School located in the municipality of Paranaguá - Paraná. In addition to developing the guide with ecological tips as a product of the dissertation. In order to achieve these goals, a qualitative interview was carried out, with the data analyzed according to the Content Analysis proposed by Bardin(2020). The categories identified made it possible to investigate four thematic units: the Understanding of the Human Being Disconnected from Nature, Ecological Awareness, Interdisciplinarity, Environmental Education and the Field Class. It was found that teachers have a fragmented view of the relationship between nature and human beings, showing that ecological awareness is manifested in everyday school life through interdisciplinarity. The latter is perceived as a valuable resource for addressing environmental issues in a more comprehensive and meaningful way. Environmental education, in turn, becomes essential to the learning process, with the field lesson playing a crucial role in understanding concrete reality, being experienced by both students and teachers. However, it was observed that the desired Critical Environmental Education is still a long way off, presenting a simplistic and naive discourse on the interrelationships between nature and society
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94570
    Collections
    • Dissertações [130]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV