Um estudo da educação ambiental na Escola Municipal em tempo integral Nascimento Junior
Resumo
Resumo: Esta pesquisa teve como propósito explorar as percepções de Educação Ambiental entre os docentes, as interações entre o ser humano e o meio ambiente; compreender como ocorre a abordagem da Educação Ambiental na prática pedagógica da Escola Municipal em Tempo Integral Nascimento Júnior localizada no município de Paranaguá – Paraná. Além de desenvolver o guia com dicas ecológicas como produto da dissertação. Para alcançar tais metas, foi realizada uma entrevista com enfoque qualitativo, com os dados analisados segundo a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2020). As categorias identificadas possibilitaram a investigação de quatro unidades temáticas: as Compreensões do Ser Humano Desvinculado da Natureza, a Consciência Ecológica, a Interdisciplinaridade, a Educação Ambiental e a Aula de Campo. Constatou-se que os docentes possuem uma visão fragmentada sobre a relação entre natureza e ser humano, evidenciando que a conscientização ecológica se manifesta no cotidiano escolar por meio da interdisciplinaridade. Esta última é percebida como um recurso valioso para abordar as questões ambientais de maneira mais abrangente e significativa. A Educação Ambiental, por sua vez, torna-se essencial para o processo de aprendizagem, com a aula de campo desempenhando um papel crucial na compreensão da realidade concreta, sendo vivenciada tanto pelos educandos quanto pelos educadores. Contudo, observou-se que a ambicionada Educação Ambiental Crítica ainda está distante, apresentando um discurso simplista e ingênuo sobre as inter-relações entre natureza e sociedade Abstract: The purpose of this research was to explore the perceptions of Environmental Education among teachers, the interactions between human beings and the environment; to understand how Environmental Education is approached in the pedagogical practice of the Nascimento Júnior Full-Time Municipal School located in the municipality of Paranaguá - Paraná. In addition to developing the guide with ecological tips as a product of the dissertation. In order to achieve these goals, a qualitative interview was carried out, with the data analyzed according to the Content Analysis proposed by Bardin(2020). The categories identified made it possible to investigate four thematic units: the Understanding of the Human Being Disconnected from Nature, Ecological Awareness, Interdisciplinarity, Environmental Education and the Field Class. It was found that teachers have a fragmented view of the relationship between nature and human beings, showing that ecological awareness is manifested in everyday school life through interdisciplinarity. The latter is perceived as a valuable resource for addressing environmental issues in a more comprehensive and meaningful way. Environmental education, in turn, becomes essential to the learning process, with the field lesson playing a crucial role in understanding concrete reality, being experienced by both students and teachers. However, it was observed that the desired Critical Environmental Education is still a long way off, presenting a simplistic and naive discourse on the interrelationships between nature and society
Collections
- Dissertações [130]