Videoclipes e tramas de visibilidade : a poética da humanização em Liniker
Resumo
Resumo: O objetivo dessa tese é compreender os modos pelos quais artistas contemporâneos vinculados às dissidências sexuais e de gênero têm articulado audiovisualidades em práticas culturais e políticas de tensionamento do debate em torno das vidas e direitos LGBT+. O principal objeto investigado são formas materiais do audiovisual em rede (Gutmann, 2021), especialmente o videoclipe pós-MTV (Pereira de Sá, 2021). Selecionei algumas obras audiovisuais de Liniker, cantora, compositora, atriz, mulher negra transexual, e explorei práticas e processos de circulação dessas audiovisualidades pelas plataformas. A exploração se amparou metodologicamente nas formulações dos Estudos Culturais, especialmente na perspectiva cartográfica desenvolvida por Martín-Barbero (2004, 2008, 2014, 2019) e expressa na sua proposição sobre as mediações culturais. O empreendimento cartográfico foi desenvolvido a partir de perambulações digitais (Leitão; Gomes, 2017) que permitiram observar a configuração das mediações narrativas e de redes no contexto investigado. A partir dessa observação, consegui identificar a existência de tramas de visibilidade, que são trajetos específicos formulados pelas conexões que usuários realizam entre diferentes audiovisualidades. Tais tramas permitem a consolidação de narrativas que contribuem para a humanização dos corpos e vidas de sujeitos LGBT+ (Butler, 2022). Essas narrativas são marcadas pela poética da humanização, presente nos audiovisuais de Liniker. O reconhecimento dessa dinâmica demonstrou que a pluralização das linguagens e estratégias de luta política articuladas por sujeitos dissidentes é marcada pela forma plataformizada de circulação e consumo do audiovisual e pela mobilização dos afetos em demandas por reconhecimento Abstract: The goal of this study is to explore how contemporary artists linked to sexual and gender dissidences use audiovisual elements in their cultural and political practices to engage with and challenge discussions about LGBT+ lives and rights. The primary focus of the investigation is on material forms of audiovisual content in networks (Gutmann, 2021), with an emphasis on the post-MTV music video (Pereira de Sá, 2021). I selected several audiovisual works by Liniker, singer, songwriter, actress, black transsexual woman, and explored the practices and processes of circulation of these elements through various platforms. The exploration was methodologically grounded in the formulations of Cultural Studies, especially in the cartographic perspective developed by Martín-Barbero (2004, 2008, 2014, 2019) and expressed in his propositions on cultural mediations. The cartographic endeavor was carried out through digital explorations (Leitão; Gomes, 2017), which enabled the observation of how narrative mediations and networks are structured within the context of the study. From this observation, I was able to identify the existence of visibility circuits, which are specific paths created by the connections users make between different audiovisual elements. These circuits enable the consolidation of narratives that contribute to the humanization of the bodies and lives of LGBT+ individuals (Butler, 2022). These narratives are marked by a poetics of humanization, which is present in Liniker's audiovisual works. Recognizing this dynamic revealed that the pluralization of languages and political struggle strategies used by dissident subjects is shaped by the platformized form of audiovisual circulation and consumption, as well as by the emotional mobilization in their demands for recognition
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