Escuta qualificada e acolhimento de crianças e adolescentes no contexto escolar : possibilidades e desafios nas práticas educativas em saúde
Resumo
Resumo: As ações de educação e autocuidado promovem, mesmo que indiretamente, saúde nos territórios. Nesse sentido, elas desenvolvem uma importante dimensão interdisciplinar e intersetorial, pois permitem que saúde e educação criem sinergias por meio da análise conjunta das necessidades de saúde do território, com o objetivo de, em colaboração com a comunidade, superar os problemas que afetam a saúde de todos. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como uma capacitação/formação voltada à escuta qualificada e o acolhimento de crianças e adolescentes na escola, pode contribuir no trabalho das(os) profissionais da educação vinculados ao Programa de Capacitação Avançada (PCA) da Rede Municipal de Ensino do Município de Matinhos - PR. Para desenvolver este trabalho tem-se como objetivos específicos: realizar uma revisão de literatura e fundamentação teórica sobre a temática que versa esse estudo; compreender a percepção das(os) profissionais da educação em relação às ações/práticas de acolhimento e escuta qualificada no ambiente escolar; propor uma capacitação junto aos profissionais de educação sobre a temática "Escuta qualificada e acolhimento no ambiente escolar"; refletir como a escuta qualificada e o acolhimento podem auxiliar nas ações de promoção da saúde e do autocuidado entre (as)os estudantes. Como percurso metodológico, a pesquisa caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, a fim investigar como os profissionais do magistério vinculados ao PCA compreendem o acolhimento e a escuta qualificada. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método de estudo de caso com abordagem qualitativa, que consiste na investigação envolvendo profissionais da educação vinculados ao PCA. Para tanto, foram realizados dois grupos focais, sendo um antes e outro após a capacitação sobre escuta qualificada e acolhimento no ambiente escolar. Como principais resultados da pesquisa, percebe-se a falta de tempo e de formação continuada sobre a temática entre os profissionais; as professoras participantes da pesquisa relatam que já praticam a escuta no dia a dia e a temática não é considerada recente na área da educação. A partir da escuta ativa é possível assimilar e resolver muitas coisas, quando você se propõe a ouvir alguém, então deve se estar ali por inteiro. E isso se aplica em qualquer esfera, seja na vida pessoal ou profissional, e as vezes na busca de sermos multitarefas acabamos fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, e deixamos de prestar atenção no que é importante, que é olhar e ouvir atentamente o outro. Para além de se usar as práticas de escuta ativa e acolhimento para a promoção da saúde e do autocuidado, essas medidas se mostram eficazes para todas as situações no ambiente escolar. Como possibilidades de trabalhos futuros indicou-se criar um material sobre a temática, como uma cartilha ou um fluxograma, que sirva como orientador para a prática da escuta qualificada e do acolhimento Abstract: Education and self-care actions promote health in the territories, even if indirectly. In this sense, they develop an important interdisciplinary and intersectoral dimension, as they allow health and education to create synergies through joint analysis of the territory's health needs, with the aim of, in collaboration with the community, overcoming problems that affect health. of everyone. The general objective of this work is to understand how training/education focused on qualified listening and welcoming children and adolescents at school can contribute to the work of education professionals linked to the Advanced Training Program (PCA) of the Municipal Education Network of the Municipality of Matinhos - PR. The specific objectives of this work are: to conduct a literature review and theoretical basis on the theme of this study; to understand the perception of education professionals in relation to actions/practices of welcoming and qualified listening in the school environment; propose training for education professionals on the topic "Qualified listening and welcoming in the school environment"; reflect on how qualified listening and welcoming can help in actions to promote health and self-care among students. As a methodological approach, the research is characterized by a qualitative, exploratory and descriptive approach, in order to investigate how teaching professionals linked to the PCA understand welcoming and qualified listening. To develop this research, the case study method with a qualitative approach was used, which consists of research involving education professionals linked to the PCA. To this end, two focus groups were held, one before and one after the training on qualified listening and welcoming in the school environment. As the main results of the research, it is clear that there is a lack of time and continued training on the topic among professionals; the teachers participating in the research report that they already practice listening on a daily basis and the topic is not considered new in the area of education. Through active listening, it is possible to assimilate and resolve many things. When you set out to listen to someone, you must be there completely. And this applies to any sphere, whether in your personal or professional life. Sometimes, in our quest to multitask, we end up doing many things at the same time and fail to pay attention to what is important, which is to look at and listen carefully to the other person. In addition to using active listening and welcoming practices to promote health and self-care, these measures have proven effective in all situations in the school environment. As possibilities for future work, it was suggested to create material on the subject, such as a booklet or a flowchart, which can serve as a guide for the practice of qualified listening and welcoming
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