dc.contributor.advisor | Trindade, Alexandro Dantas, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
dc.creator | Pardinho, Celso Luís Nogueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-24T18:23:23Z | |
dc.date.available | 2025-01-24T18:23:23Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94507 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindade | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 26/04/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A partir dos estudos em relação a uma educação antirracista, decolonial, plural, tendo como as leis 10.639/03 e 11.645/08, a presente pesquisa teve como objetivo perceber e identificar quais foram os teóricos/intelectuais negros estudados, apresentados nos livros didáticos de sociologia do PNLD de 2018? Existiu uma epistemologia ou epistemicídio nos livros de sociologia de 2018? Tais questionamentos foram motriz para pesquisa nos livros didáticos de sociologia contemplados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2018. Ao todo foram cinco obras selecionadas: Sociologia em Movimento; Sociologia; Sociologia para o Século XXI; Tempos Modernos, Tempos de Sociologia e Sociologia Hoje. Recorrendo aos estudos culturais a pesquisa parte de uma revisão de literatura como metodologia, aplicando a análise de conteúdos proposto por Bardin (2011) com a pesquisa qualitativa e quantitativa para a aferição e interpretações dos dados coletados nos livros didáticos estudados. A pesquisa mapeou como os intelectuais negros foram representados, quais foram as abordagens teóricas que contemplaram a intelectualidade negra nos livros didáticos. Iniciando com uma abordagem histórica do livro didático como objeto/fonte, apresentamos a necessidade de uma educação antirracista e decolonial dos currículos até a análise dos referidos materiais didáticos de 2018. Estruturamos nossos estudos sobre o livro didático em Meucci (2000), Bittencourt (1993), Engerroff (2017). Para refletir sobre a importância a Educação Antirracista, refletindo sobre desnaturalização dos currículos eurocentrados recorremos a Nilma Lino Gomes (2023), Nascimento (2016) Almeida (2019) Carneiro (2005), Woodson (2021), Bento (2023) Silva et. al. (2019) Pinheiro (2023). Desta forma compreendemos que os estudos sobre a importância de uma educação antirracista permeiam nos diferentes espaços e aportes culturais, políticos e simbólicos, como o próprio livro didático possui | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Based on studies in relation to an anti-racist, decolonial, plural education, according to the Brazilian laws 10.639/03 and 11.645/08, this research aimed to understand and identify which black theorists/intellectuals were studied, presented in the textbooks of sociology of the 2018 PNLD? Was there an epistemology or epistemicide in the sociology books of 2018? Such questions headed the research in sociology textbooks covered by Plano Nacional do Livro Didático, 2018. In total, five works were selected: Sociology in Movement; Sociology; Sociology for the 21st Century; Modern Times, Times of Sociology and Sociology Today. Using cultural studies, the research is based on a literature review as a methodology, applying the content analysis proposed by Bardin (2011) with qualitative and quantitative research to measure and interpret the data collected in the textbooks studied. The research mapped how black intellectuals were represented, what were the theoretical approaches that included black intellectuality in textbooks. Starting with a historical approach to the textbook as an object/source, we present the need for an anti-racist and decolonial education in school curriculums until the analysis of the aforementioned teaching materials from 2018. We structure our studies on the textbook in Meucci (2000), Bittencourt (1993 ), Engerroff (2017). To reflect on the importance of Anti-Racist Education, reflecting on the denaturalization of Eurocentric curriculum, we resort to Nilma Lino Gomes (2023), Nascimento (2016) Almeida (2019) Carneiro (2005), Woodson (2021), Bento (2023) Silva et. al. (2019) Pinheiro (2023). In this way, we understand that studies on the importance of anti-racist education permeate different spaces and cultural, political and symbolic contributions, as the textbook itself has | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Sociologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.title | A educação antirracista e o combate ao epistemicídio : análise de manuais escolares de sociologia do PNLD/2018 | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |