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    Projeto de vida : entre escolhas e imposições

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    R - D - LILIAN DOS SANTOS PRESTES.pdf (1.702Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Prestes, Lilian dos Santos
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a implementação do componente Projeto de Vida na rede estadual de ensino do estado do Paraná, que passa a fazer parte da matriz curricular do Novo Ensino Médio, a partir de um estudo de caso em um colégio do município de Bocaiúva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Para isso, busca tanto compreender como estudantes do Ensino Médio percebem o Projeto de Vida, analisando a importância e necessidade que atribuem a ele, quanto refletir se a Sociologia poderia abarcar esses conteúdos de forma científica e crítica. Os procedimentos metodológicos adotados foram análise da documentação sobre o Novo Ensino Médio, em particular o Projeto de Vida, e entrevistas qualitativas, por meio de formulários digitais, com estudantes, matriculados no primeiro ano em 2022 e no segundo ano em 2023. Dentre os principais resultados, conclui-se que os estudantes demostram interesse e apreço pelo Projeto de Vida, embora demonstrem que o interesse se dá mais pela maneira como as aulas são ministradas do que propriamente pelo conteúdo trabalhado. Além disso, apontam o componente como importante, mas não sabem exatamente precisar o motivo. Por fim, conclui-se que diversos conteúdos abordados em Projeto de Vida podem ser inseridos e já eram abordados por Sociologia e que uma das grandes problemáticas do Projeto de Vida é a falta de critérios para seleção do professor adequado, uma vez que não há formação específica para este componente curricular
     
    Abstract: This study aims to analyze the implementation of the Life Project component in the state education network of the state of Paraná, which is now part of the New High School curriculum, based on a case study in a school in the city of Bocaiúva do Sul, in the Metropolitan Region of Curitiba. To this end, it seeks to understand how high school students perceive the Life Project, analyzing the importance and need they attribute to it, and to reflect on whether Sociology could cover these contents in a scientific and critical way. The methodological procedures adopted were the analysis of documentation on the New High School, in particular the Life Project, and qualitative interviews, through digital forms, with students enrolled in the first year in 2022 and in the second year in 2023. Among the main results, it is concluded that students show interest and appreciation for the Life Project, although they demonstrate that the interest is more due to the way in which classes are taught than to the content covered
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94502
    Collections
    • Dissertações [29]

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