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dc.contributor.advisorCelli, Adrianept_BR
dc.contributor.otherWarisaia, Viníciuspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.creatorPawlowytsch, Pollyana Weber da Maiapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-20T20:28:38Z
dc.date.available2025-01-20T20:28:38Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94454
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra Adriane Cellipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profº. Drº Vinícius Warisaiapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa : Curitiba, 24/11/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Crescimento, Desenvolvimento e Nutrição do Adolescentept_BR
dc.description.abstractResumo: Os primeiros 1000 dias de uma criança caracterizam-se como os mais importantes em termos de crescimento e desenvolvimento. Neste período o crescimento físico e neurológico se desenvolve muito rapidamente, fator que tem determinado a importância de uma nutrição e de estímulos ambientais adequados, pois estes dias são fundamentais para favorecer a saúde física e o neurodesenvolvimento da criança. Muitos estudos constataram os benefícios do ácido graxo poli-insaturado de cadeia longa, ômega 3 em todas as idades, mas a suplementação no período gestacional tem demonstrado importantes efeitos no neurodesenvolvimento das crianças por atuar em conjunto com outros nutrientes para a neurogênese, neurotransmissão, mielinização, plasticidade sináptica e múltiplas funções nas membranas celulares, incluindo a estrutura e melhora na sinalização sináptica. A partir desta base científica já desenvolvida, este estudo teve como objetivo estudar os efeitos da suplementação de ômega 3 nos processos de aprendizagem, memória e na histologia do Sistema Nervoso Central de ratos (Rattus novergicus) Lewis jovens. Tratou-se de um estudo experimental, controlado, randomizado com cegamento, com a coleta de dados realizada no Biotério Multiprofissional da Universidade do Contestado. A amostra do estudo foi constituída por 64 animais (machos e fêmeas). Para a coleta de dados foi utilizado a Caixa de Condicionamento Operante e o Labirinto Radial de oito braços. O protocolo deste estudo foi composto por duas fases, a preparação das proles, momento em que ocorreu a suplementação do ômega 3 nas fêmeas ômegas, e os treinos com as proles para a instalação de nova aprendizagem e o treino de memória espacial. Para os resultados foram considerados os desempenhos dos ratos em cada treino. Os principais resultados encontrados demonstram que a suplementação do ômega 3 no período intra-útero promove melhor desempenho no treino ao bebedouro (p<0,03), tendo o grupo ômega 3 apresentado número menor de sessões e menor tempo na curva de latência (p<0,0007) para concluir o treino. No reforço contínuo melhor desempenho do grupo ômega 3 (p<0,03), maior número de pressões para os machos quando comparados com as fêmeas, havendo diferença significativa (p<0,001). Na repetição deste treino não foi encontrada diferença entre os grupos ômega 3 e controle (p<0,06), machos e fêmeas (p>0,82), destacando o papel do ambiente na melhora do desempenho por repetição. No treino do labirinto radial os ratos do grupo controle apresentaram menor tempo (12%menor) para conclusão do treino demonstrando diferença entre os grupos (p<0,001). Na avaliação morfológica foram encontradas diferenças significativas entre os grupos (p<0,001) com maior número de célula astrocitárias no grupo ômega 3 e maior incidência de astrócitos na substância branca. Nos efeitos do treino de aprendizagem e memória espacial no Sistema Nervoso Central foi identificado maior número de astrócitos no grupo que foi treinado (p<0,0001). Na análise comparativa de todos os grupos foi encontrado maior incidência de células gliais astrocitárias no grupo ômega 3 que foi treinado (p<0,007). Conclui-se com isso que os ratos ômega 3 e treinados apresentam maior número de células gliais astrocitárias, e que os ratos controles somente treinados e não suplementados intraútero podem demonstrar desempenho semelhante após a repetição dos treinospt_BR
dc.description.abstractAbstract: A child's first 1000 days are characterized as the most important in growth and development. During this period, physical and neurological growth develops very quickly, a factor that has determined the importance of adequate nutrition and environmental stimuli, as these days are fundamental to promoting the child's physical health and neurodevelopment. Many studies have found the benefits of long-chain polyunsaturated fatty acid, omega-3 at all ages. Still, supplementation during pregnancy has demonstrated important effects on the neurodevelopment of children by acting in conjunction with other nutrients for neurogenesis, neurotransmission, myelination, synaptic plasticity, and multiple functions in cell membranes, including structure and improvement in synaptic signaling. Based on this already-developed scientific basis, this study aimed to study the effects of omega-3 supplementation on the processes of learning, memory, and the histology of the Central Nervous System of young Lewis rats (Rattus novergicus). This was an experimental, controlled, randomized, and blinded study, with data collection carried out at the Multiprofessional Animal Farm of the University of Contestado. The study sample consisted of 64 animals (males and females). The Operant Conditioning Box and the eight-arm Radial Maze were used for data collection. The protocol of this study consisted of two phases, the preparation of the offspring, when omega-3 supplementation occurred in omega females, and training with the offspring to install new learning and spatial memory training. For the results, the rats' performance in each training session was considered. The main results found demonstrate that omega-3 supplementation during the intrauterine period promotes better performance in training at the water fountain (p<0.03), with the omega-3 group presenting a smaller number of sessions and a shorter time on the latency curve (p <0.0007) to complete the training. In continuous reinforcement, the omega-3 group performed better (p<0.03), with a greater number of pressures for males when compared to females, with a significant difference (p<0.001). When repeating this training, no difference was found between the omega- 3 and control groups (p<0.06), males and females (p>0.82), highlighting the role of the environment in improving performance per repetition. In the radial maze training, rats in the control group took less time (12% less) to complete the training, demonstrating a difference between the groups (p<0.001). In the histological evaluation, a significant difference was found between the groups (p<0.001) with a higher number of astrocytic cells in the omega-3 group and a higher incidence of astrocytes in the white matter. In the effects of spatial learning and memory training on the Central Nervous System, a greater number of astrocytes were identified in the group that was trained (p<0.0001). In the comparative analysis of all groups, a higher incidence of astrocytic glial cells was found in the omega-3 group that was trained (p<0.007). It is concluded that omega-3 and trained rats have a greater number of astrocytic glial cells and that control rats that were only trained and not supplemented in utero can demonstrate similar performance after repeating the trainingpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSuplementos dieteticospt_BR
dc.subjectÔmega-3 (Ácidos graxos)pt_BR
dc.subjectGravidezpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.titleEfeitos da suplementação de ômega 3 em período embrionário intraútero nos processos de aprendizagem, memória e neurodesenvolvimento de ratos Lewis jovenspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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