Juventude(s) e ensino de sociologia : reflexões sobre diversidade e gerações em uma escola na Região Metropolitana de Curitiba
Resumo
Resumo: Essa pesquisa realiza a análise da experiência docente de uma atividade de intervenção pedagógica aplicada aos estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola na região metropolitana de Curitiba. Busca-se analisar a relação do contexto de precarização das escolas públicas, dos ataques à Sociologia por meio de medidas neoliberais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio, percebendo como tais medidas impactam o cotidiano escolar, às relações de ensino-aprendizagem e às Juventudes. Os objetivos da pesquisa foram: Identificar de que maneira os jovens se reconhecem como sujeitos; reconhecer suas experiências sociais, dentro da realidade que pertencem; perceber suas experiências nas aulas de Sociologia; identificar suas percepções e estratégias frente a temáticas conflituosas; analisar a atividade de intervenção pedagógica e pensar práticas de ensino-aprendizagem que possibilitem as discussões sobre diversidade de maneira mais horizontal e cooperativa. O aprofundamento da análise das atividades se desenvolveu junto ao referencial teórico sobre Juventudes, Experiência social, Socialização e Unidades Geracionais. Foi realizado o levantamento de categorias e palavras presentes nas atividades dos estudantes. Esse levantamento demonstrou que a atividade proposta apresenta alguns elementos, valores e ideais presentes dentro da juventude da escola e das turmas que foram aprofundadas. Concluiu-se que o contexto de desmonte de políticas públicas, precarização da educação básica e a diminuição das aulas de Sociologia, fortaleceram dentro da escola unidades geracionais conservadoras, mas notou-se também reações de unidades geracionais progressistas. E por esses motivos é fundamental pensar em estratégias metodológicas coletivas para fortalecer os laços de coesão e cooperação Abstract: This research analyzes the teaching experience of a pedagogical intervention activity applied to second-year high school students at a school in the metropolitan region of Curitiba. The aim is to analyze the relationship between the context of precariousness in public schools, the attacks on Sociology through neoliberal measures such as the National Common Curricular Base (BNCC - Base Nacional Curricular) and the reform of secondary education, realizing how such measures impact daily school life, teaching-learning relationships and youth. The objectives of the research were: to identify in what way young people recognize themself as subjects, consider their social experiences, within the reality to which they belong, understand their experiences in Sociology classes; identify their perceptions and strategies when faced with conflicting topics; analyze the pedagogical intervention activity and think about teaching-learning practices that enable discussions about diversity in a more horizontal and cooperative way. The in-depth analysis of activities is developed alongside the theoretical framework about Youth, Social experience, Socialization and Generational units. A survey of categories and words present in students' activities was carried out. This survey demonstrates that the proposed activity presents some elements, values and ideals present in the school's youth and in the classes that were studied in depth. It was concluded that the public context of policy dismantling, the precariousness of basic education and the reduction in Sociology classes strengthened conservative generational units within the school, but reactions from progressive generational units were also noted. And for these reasons, it is essential to think about collective methodological strategies to strengthen bonds of cohesion and cooperation
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