• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação não formal : uma proposta de arte educação ambiental em projetos comunitários da Associação de Moradores da Vila Nova, Matinhos, litoral do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - SILVANA LEAL DIAS PAMPUCH.pdf (13.79Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Pampuch, Silvana Leal Dias
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Na presente pesquisa refletimos sobre itinerários de arte educação ambiental integrados a projetos sociais, em espaços não formais de educação. Abordamos o desafio implicado nas etapas de planejamento, execução e avaliação participativa de oficinas de arte educação que mobilizam questões de Educação Ambiental junto a crianças da comunidade da Associação de Moradores da Vila Nova, município de Matinhos, investigando o potencial dessa abordagem no amadurecimento de uma cidadania ambiental. As práticas analisadas mobilizaram materiais que circulam na sociedade de consumo e carregam o estigma do descarte, almejando ressignificar seus sentidos, recuperar sua trajetória ambiental e redescobrir seus potenciais estéticos e plásticos. A metodologia da pesquisa foi articulada no sentido de discutir o papel da arte educação como prática mediadora em uma perspectiva da Ecopedagogia e da Alfabetização Ecológica, tecendo a Arte e as Questões Ambientais para uma práxis socio educacional crítica e transformadora, atenta aos desafios socioambientais contemporâneos, especialmente os expressos na Agenda 2030 da ONU por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Concluímos que tais práticas expandem horizontes linguísticos, trazendo outros sentidos às técnicas geralmente praticadas no universo da arte educação, a partir de um reposicionamento socioambiental de educandos e educadores, em espaços comunitários
     
    Abstract: This research reflects on environmental art education itineraries integrated into social projects in non-formal education spaces. We addressed the challenge involved in the planning, execution and participatory evaluation stages of art education workshops that mobilize environmental education issues with children from the Vila Nova Residents' Association community, in the municipality of Matinhos, investigating the potential of this approach in the maturing of environmental citizenship. The practices analyzed mobilized materials that circulate in consumer society and carry the stigma of being discarded, with the aim of reframing their meanings, recovering their environmental trajectory and rediscovering their aesthetic and plastic potential. The research methodology was articulated in order to discuss the role of art education as a mediating practice from the perspective of Ecopedagogy and Ecological Literacy, weaving Art and Environmental Issues into a critical and transformative socio-educational praxis, attentive to contemporary socio-environmental challenges, especially those expressed in the UN's Agenda 2030 through the Sustainable Development Goals. We conclude that these practices expand linguistic horizons, bringing other meanings to the techniques generally practiced in the world of art education, based on a socio-environmental repositioning of students and educators in community spaces.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94432
    Collections
    • Dissertações [130]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV