Educação não formal : uma proposta de arte educação ambiental em projetos comunitários da Associação de Moradores da Vila Nova, Matinhos, litoral do Paraná
Resumo
Resumo: Na presente pesquisa refletimos sobre itinerários de arte educação ambiental integrados a projetos sociais, em espaços não formais de educação. Abordamos o desafio implicado nas etapas de planejamento, execução e avaliação participativa de oficinas de arte educação que mobilizam questões de Educação Ambiental junto a crianças da comunidade da Associação de Moradores da Vila Nova, município de Matinhos, investigando o potencial dessa abordagem no amadurecimento de uma cidadania ambiental. As práticas analisadas mobilizaram materiais que circulam na sociedade de consumo e carregam o estigma do descarte, almejando ressignificar seus sentidos, recuperar sua trajetória ambiental e redescobrir seus potenciais estéticos e plásticos. A metodologia da pesquisa foi articulada no sentido de discutir o papel da arte educação como prática mediadora em uma perspectiva da Ecopedagogia e da Alfabetização Ecológica, tecendo a Arte e as Questões Ambientais para uma práxis socio educacional crítica e transformadora, atenta aos desafios socioambientais contemporâneos, especialmente os expressos na Agenda 2030 da ONU por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Concluímos que tais práticas expandem horizontes linguísticos, trazendo outros sentidos às técnicas geralmente praticadas no universo da arte educação, a partir de um reposicionamento socioambiental de educandos e educadores, em espaços comunitários Abstract: This research reflects on environmental art education itineraries integrated into social projects in non-formal education spaces. We addressed the challenge involved in the planning, execution and participatory evaluation stages of art education workshops that mobilize environmental education issues with children from the Vila Nova Residents' Association community, in the municipality of Matinhos, investigating the potential of this approach in the maturing of environmental citizenship. The practices analyzed mobilized materials that circulate in consumer society and carry the stigma of being discarded, with the aim of reframing their meanings, recovering their environmental trajectory and rediscovering their aesthetic and plastic potential. The research methodology was articulated in order to discuss the role of art education as a mediating practice from the perspective of Ecopedagogy and Ecological Literacy, weaving Art and Environmental Issues into a critical and transformative socio-educational praxis, attentive to contemporary socio-environmental challenges, especially those expressed in the UN's Agenda 2030 through the Sustainable Development Goals. We conclude that these practices expand linguistic horizons, bringing other meanings to the techniques generally practiced in the world of art education, based on a socio-environmental repositioning of students and educators in community spaces.
Collections
- Dissertações [130]