Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira Neto, Paulo, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherCzajka, Rodrigo, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorPedron, Lucas Lipkapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T19:55:38Z
dc.date.available2025-01-16T19:55:38Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94422
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vieira Netopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Rodrigo Czajkapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 07/11/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa explora e desenvolve o conceito de filosofia popular a partir da relação arte/cultura e vida/sociedade. Para tal, utiliza-se como fonte principal as expressões culturais vinculadas ao samba enquanto expressão da cultura popular afrodiaspórica. De modo geral, vincula-se no samba carioca e, a partir dele, ao desenvolvimento de uma filosofia popular ligada às experiências sociais do território próprio do Rio de Janeiro, tendo como recorte temporal a década de 1910 enquanto início do samba urbano carioca, estendendo-se até os dias atuais, não se fixando a um desenvolvimento cronológico da história do samba, mas considerando a filosofia do tempo e da história articulados pelo próprio samba. Utilizando uma exploração cartográfica das fontes e servindo-se de baliza teórica dos escritos e análises culturais-filosóficos de Antonio Gramsci, Raymond Williams, Georg Lukács e Walter Benjamin, este trabalho busca concretizar uma análise sobre a formação da cultura brasileira a partir de suas bases populares, tomando também como ponto de partida a crítica à busca da identidade nacional que baliza o samba como elemento definidor do brasileiropt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research explores and develops the concept of popular philosophy from the perspective of art/culture and life/society. To do so, cultural expressions linked to Samba are used as the main conceptual source, understanding it as Afro-diasporic popular cultural expression. In general, this research focuses on Samba Carioca and demonstrates from it a development of a popular philosophy connected to social experiences in the territory of Rio de Janeiro. It takes as a timeframe the 1910s, at the beginning of urban Samba in Rio de Janeiro, extending the investigation until the present day, not enclosing it to a chronological development of the history of samba but considering the philosophy of time and history articulated by Samba itself. Thus, this work seeks to carry out an analysis of the formation of Brazilian culture from its popular bases, taking as a starting point, the critique of the pursuit of a national identity that staples Samba as a defining element of the Brazilian. Consequently, this research uses a cartographic exploration of the sources and applies, as a theoretical framework of the writings and cultural-philosophical the analysis elaborated by Antonio Gramsci, Raymond Williams, Georg Lukács and Walter Benjaminpt_BR
dc.description.abstractResumen: Esta investigación explora y desarrolla el concepto de la filosofía popular basada en la relación arte/cultura y vida/sociedad. La principal fuente utilizada son las expresiones culturales vinculadas a la samba, como la expresión de la cultura popular afrodiaspórica. En general, se vincula a la samba carioca el desarrollo de una filosofía ligadas a las experiencias sociales del propio territorio de Río de Janeiro y marco temporal de la década de 1910, inicio de la samba urbano, hasta los días actuales; no se ciñe a un desarrollo cronológico de la historia de la samba, pero considera la filosofía del tiempo e de la história articulada por el propio estilo musical. A partir de una exploración cartográfica de las fuentes e basándose en los escritos teóricos y análisis filosóficas-culturales de Antonio Gramsci, Raymond Willians, Georg Lukács e Walter Benjamin, este trabajo pretende concretar un análisis de la formación de la cultura brasileña, a partir de sus fundamentos populares, tomando también como punto de partida la crítica a la busca de la identidad nacional que destaca la samba como elemento definitório de la brasileñadadpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia brasileirapt_BR
dc.subjectFilosofia e ciencias sociaispt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleDialética da malandragem carioca : ensaio de filosofia popularpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples