Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavão, Silvia Leticiapt_BR
dc.contributor.otherRodacki, André Luiz Félix, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorCoccia, Viviane de Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-13T19:18:27Z
dc.date.available2025-01-13T19:18:27Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94360
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Silvia Letícia Pavão Ragopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. André Luiz Félix Rodackipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 14/06/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Contextualização: Crianças e adolescentes com transtorno de espectro autista (TEA) apresentam déficits de integração sensório-motora que podem desencadear distúrbios na oscilação postural e estabilidade. Dentre as opções de reabilitação motora destas crianças, a hipoterapia (HPOT) baseia-se em movimentos do cavalo para fornecer estímulos sensoriais e desafios motores, potencialmente contribuindo com o aperfeiçoamento do controle postural de seus praticantes. Objetivos: O presente estudo avaliou o efeito agudo de uma sessão de HPOT sobre a oscilação postural em crianças e adolescentes com TEA e comparou o efeitos aos encontrados em crianças de desenvolvimento típico submetidas ao mesmo protocolo. Métodos: crianças e adolescentes com graus leve ou moderado de TEA e 60 crianças e adolescentes com desenvolvimento típico (DT), entre 7-17 anos de ambos os sexos. Os participantes foram submetidos a uma sessão de HPOT com duração de 30 minutos, permanecendo sobre o cavalo com andadura ao passo. Antes e imediatamente depois da sessão, foi avaliada a oscilação postural das crianças por meio de um sensor inercial em duas condições sensoriais distintas olhos abertos em superfície rígida e olhos fechados sobre a espuma. Conclusão: a sessão de HPOT, com duração de 30 minutos sobre o cavalo "ao passo", resultou em mudanças significativas na oscilação postural das crianças avaliadas, especialmente no grupo de crianças com TEA, caracterizando efeitos positivos da sessão de HPOT sobre o controle posturalpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Background: Children and adolescents with autism spectrum disorder (ASD) have sensorimotor integration deficits that can trigger disturbances in postural sway and stability. Among the motor rehabilitation options for these children, hippotherapy (HPOT) is based on horse movements to provide sensory stimuli and motor challenges, potentially contributing to the improvement of postural control of its practitioners. Objectives: The present study evaluated the acute effect of an HPOT session on postural sway in children and adolescents with ASD and compared the effects to those found in typically developing children submitted to the same protocol. Methods: children and adolescents with mild or moderate degrees of ASD and 60 typically developing children and adolescents (TD), aged 7-17 years, of both sexes. Participants underwent a 30-minute HPOT session, remaining on the horse at a walk. Before and immediately after the session, the children's postural sway was assessed using an inertial sensor in two different sensory conditions: eyes open on a rigid surface and eyes closed on the foam. Conclusion: the HPOT session, lasting 30 minutes on the horse "at a walk", resulted in significant changes in the postural sway of the children evaluated, especially in the group of children with ASD, characterizing positive effects of the HPOT session on postural controlpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectTerapia assistida por animaispt_BR
dc.subjectPostura humanapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleEfeito imediato de uma sessão de equoterapia na oscilação corporal de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista : estudo quase experimentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples