Uso de desenhos no ensino de sociologia : produção visual sobre as eleições de 2022
Resumo
Resumo: O presente trabalho pretende identificar e compreender qual é a percepção que os estudantes do terceiro ano do ensino médio regular do Colégio Estadual Paulo Leminski têm sobre as eleições presidenciais de 2022. O trabalho foi realizado na forma de intervenção pedagógica em minhas aulas de Sociologia durante o período de propaganda eleitoral, que ocorreu de 16 de agosto até o dia 29 de outubro. O conteúdo da disciplina para o terceiro ano é voltado para a Ciência Política, abordando temas como Política, Ideologia e Poder. A intenção desta intervenção é propor aos estudantes que produzam imagens/desenhos em determinados momentos do período eleitoral, baseando-se no próprio processo eleitoral. A execução do trabalho foi dividida em três partes: 'lado de fora', 'lado de dentro' e 'lado a lado'. As pesquisas, os textos trabalhados em sala, as discussões e reflexões sobre o processo eleitoral, e os momentos de produção dos desenhos serviram para chamar a atenção dos estudantes sobre seus anseios, suas perspectivas e seus pensamentos em relação às eleições. A partir dessas reflexões, podemos observar como o estudante se posiciona e marca seu lugar no que se refere à política e ao pleito eleitoral. Entre os recursos didáticos que serão utilizados para esta intervenção estão o Livro Didático de Sociologia, o material disponibilizado pela SEED/PR (Secretaria de Educação do Estado do Paraná) no planejamento de aulas de Sociologia, o conhecimento produzido nas aulas do ProfSocio, além de textos e vídeos de Sociologia sobre Política, Democracia e Eleições, bem como o próprio material e as imagens das campanhas eleitorais que estavam espalhadas pelas mídias e plataformas digitais Abstract: This study aims to identify and understand the perception that third-year high school students from Colégio Estadual Paulo Leminski have regarding the 2022 presidential elections. The work was carried out as a pedagogical intervention in my Sociology classes during the electoral campaign period, which took place from August 16th until October 29th. The curriculum content for the third year focuses on Political Science, covering topics such as Politics, Ideology, and Power. The intention of this intervention is to encourage students to produce images/drawings at certain moments during the electoral period, based on the electoral process itself. The work was divided into three parts: 'outside view,' 'inside view,' and 'side by side.' The research, the texts worked on in class, the discussions and reflections on the electoral process, and the moments of drawing production served to draw students' attention to their anxieties, perspectives, and thoughts regarding the elections. From these reflections, we can observe how the students position themselves and define their stance concerning politics and the electoral process. The educational resources to be used for this intervention include the Sociology Textbook, the materials provided by SEED/PR (Secretariat of Education of the State of Paraná) in the Sociology lesson plans, the knowledge produced in the ProfSocio classes, as well as Sociology texts and videos on Politics, Democracy, and Elections, in addition to the campaign materials and images spread across digital media and platforms
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