O ecossistema midiático em convergência : hashtags e memes no discurso televisivo
Resumo
Resumo: Os memes possuem um papel significativo na construção e disseminação de narrativas contemporâneas, refletindo e moldando a cultura popular. Por causa deles, neologismos como memetizar e memetização, foram incorporados ao vocabulário da internet para expressar a união de imagens, textos e vídeos que contém uma piada sobre um contexto específico. Neste cenário, o fenômeno "Isso a Globo não mostra" e suas diversas formas de representação, que incluem um jargão popular, um quadro de televisão, memes derivados dele e hashtags correlacionadas, são exemplos de como um meme pode servir como veículo de crítica e humor que transita entre a mídia tradicional e digital, capaz de criar uma conexão entre os cidadãos e as mídias dentro e fora da internet. Assim, pretendeu-se nessa pesquisa abarcar o meme em questão de acordo com a sua complexidade a partir da ótica da Convergência e da Pósconvergência para responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como a memetização e as hashtags são utilizadas pela televisão aberta como uma estratégia de interação num cenário pósconvergente? O objetivo foi compreender a interação entre memetização, hashtags e televisão aberta no ecossistema midiático contemporâneo a partir da hashtag #issoablogonãomostra e, especificamente, descrever, discutir, observar e verificar o imbricamento entre tais elementos. O percurso metodológico para responder à questão posta conta com uma postura multimetodológica quanti/qualitativa a partir das matrizes metodológicas de Análise de Redes sociais (ARS) e Análise de Conteúdo (AC). O corpus analisado está composto por aproximadamente 450 mil tuítes coletados no antigo Twitter entre os anos de 2013 e 2021, dos quais extraiu-se na ARS sessenta tuítes que continham o maior grau de movimentação da rede entre 2019 e 2020, anos em que o quadro televisivo foi veiculado. A partir da elaboração do livro de códigos feita na AC, percebeu-se que mensagens contendo a #issoaglobonãomostra tiveram altos índices de engajamento, confirmando a hipótese de que a hashtag, memetizada pelo meio de comunicação de massa num cenário pós-convergente, colaborou à função de apagar, ou de minimizar, conflitos e cisões sociais entre os interagentes. Dentre os principais achados da análise, destaca-se que 80% dos textos dos tuítes analisados faziam uma referência direta à Mídia e ao Jornalismo da emissora, 58% possuíam vídeos ou gifs animados relacionados ao quadro de televisão e 78% tiveram o tom humorístico como característica mais marcante. Concluiu-se que a hashtag memetizada contribuiu para que houvesse um aumento de mais de 300 vezes no número médio de tuítes diários que se referiam à emissora da família Marinho e que o humor presente na atração televisiva desempenhou um papel fundamental no processo de compartilhamento e de engajamento nas redes sociais. Além disso, buscou-se levantar discussões focadas em alguns pontos pertinentes à cultura participativa e à teoria da Pós-Convergência, a fim de evoluir o debate científico sobre esses assuntos Abstract: Memes play a significant role in the construction and dissemination of contemporary narratives, reflecting and shaping popular culture. Due to their influence, neologisms like "memetize" and "memetization" have been incorporated into internet vocabulary to express the combination of images, texts, and videos containing a joke about a specific context. In this context, the phenomenon "Isso a Globo Não Mostra" and its various forms of representation, which include popular jargon, a television segment, derived memes, and related hashtags, serve as examples of how a meme can act as a vehicle for criticism and humor, bridging traditional and digital media, and creating a connection between citizens and media both online and offline. This research aimed to explore the meme in question according to its complexity, from the perspective of Convergence and Post-Convergence, to answer the following research question: How are memetization and hashtags used by broadcast television as an interaction strategy in a post-convergent scenario? The objective was to understand the interaction between memetization, hashtags, and broadcast television in the contemporary media ecosystem through the hashtag #issoaglobonãomostra, and specifically to describe, discuss, observe, and verify the interrelation between these elements. The methodological approach to answering the posed question involves a multi-methodological quantitative/qualitative stance, using the methodological frameworks of Social Network Analysis (SNA) and Content Analysis (CA). The analyzed corpus comprises approximately 450,000 tweets collected from the former Twitter between 2013 and 2021, from which sixty tweets with the highest network activity between 2019 and 2020 were extracted for SNA, the years when the television segment was broadcast. From the codebook developed in CA, it was observed that messages containing the hashtag #issoaglobonãomostra had high engagement rates, confirming the hypothesis that the hashtag, memetized by the mass media in a post-convergent scenario, contributed to minimizing or erasing social conflicts and divisions among interactants. Among the main findings, it was highlighted that 80% of the analyzed tweets directly referenced Media and Journalism from the broadcaster, 58% included videos or animated gifs related to the television segment, and 78% had a humorous tone as their most notable characteristic. It was concluded that the memetized hashtag contributed to a more than 300-fold increase in the average number of daily tweets referring to the Marinho family's broadcaster and that the humor present in the television attraction played a fundamental role in the process of sharing and engaging on social networks. Additionally, the research aimed to raise discussions focused on relevant points to participatory culture and Post-Convergence theory to advance the scientific debate
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