A poética do belo caminhar pelo Parque Estadual do Rio da Onça : práticas educativas em unidades de conservação da natureza
Resumo
Resumo: A pesquisa "A poética do belo caminhar pelo Parque Estadual do Rio da Onça" tem como objetivo propor, descrever e refletir sobre práticas escolares em unidades de conservação da natureza com o intuito de potencializar ações de educação ambiental para além dos muros da escola. Busca-se perceber o Parque enquanto território de educação, pensando ações ambientais e práticas interativas em seus ambientes. A realização dos estudos envolve a participação de estudantes entre 8 a 10 anos, cursando o 3°ano do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada na zona de entorno do Parque Estadual do Rio da Onça, no município de Matinhos, litoral do estado do Paraná. As práticas preveem percorrer caminhos através da literatura, ultrapassar limites, experimentar e alcançar uma contextualização da valorização humana, envolvendo os sujeitos na construção de saberes significativos. A metodologia da pesquisa é inspirada na obra "Um tesouro a descobrir", de Jacques Delors (2003), alicerçada em 4 pilares da Educação: Aprender a conhecer – assumindo que o conhecimento nunca está acabado, evolui e é capaz de enriquecer-se com qualquer experiência; Aprender a fazer – focalizando o agir através das competências humanas de cada indivíduo, nas diferentes situações do convívio social, com o trabalho em equipe nos inúmeros ramos nos quais se está inserido; Aprender a conviver - a fim de aprender junto aos outros de forma cooperativa ao alcance do bem comum e Aprender a ser - tendo a autonomia e responsabilidade nas relações sociais consigo e com outro mobilizadas nas práticas em comum. Aplicados à abordagem de práticas educativas em unidades de conservação da natureza, estes quatro pilares são mobilizados em processos educativos que buscam construir conhecimentos significativos e sensíveis sobre a flora e fauna do parque numa perspectiva intercultural: na medida em que se busca o diálogo com conhecimentos do povo indígena Guarani sobre o território onde o parque do Rio da Onça se insere, através da contação de histórias e leituras dirigidas. A poética do belo caminhar é imagem emprestada do modo como os Guarani vivem e amorosamente se deslocam em seu território. Na medida em que andam, pessoas e famílias Guaranis conhecem e mantêm esse território através de relações ecológicas com plantas e animais que com eles convivem. Sentindo e pensando a natureza, o caminhar praticado por este povo milenar é referenciado em rodas de conversa ao longo das trilhas do parque. A contação de histórias é adotada em rodas de leitura e produção de poesias focalizando a diversidade de flora e fauna, que inclui bromélias, orquídeas, lagartos, tatus, entre outros personagens diretamente presentes nos ambientes locais. Envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, os resultados da pesquisa indicam que é possível incluir de forma mais sistemática e planejada um conjunto de atividades pedagógicas nos parques, ampliando sua função educativa. Como produto pedagógico, a pesquisa propõe um material para a abordagem de um caminho prático que una caminhada na natureza e contação de histórias em propostas de educação ambiental dialogadas com culturas indígenas, refletindo sobre a experiência da pesquisa no Parque Estadual do Rio da Onça Abstract: The research "The Poetics of Beautiful Walking Through the Rio da Onça State Park" aims to propose, describe and reflect on Scholl practices in nature conservation units with the aim of enhancing environmental education actions beyond the Scholl walls. The aim is to perceive the Park as a territory of education, thinking about environmental actions and interactive practices in its environments. The studies involve the participation of students between 8 and 10 years old, attending the 3rd year of elementary school at the Monteiro Lobato Municipal school, located in the area surrounding the Rio da Onça state Park, in the municipality of Matinhos, on the coast of the state of Paraná. The practices involve following paths through literature, overcoming limits, experimenting and achieving a contextualization of human valorization, involving the subjects in the construction of significant knowledge. The research methodology is inspired by the work "A treasure to discover" by Jacques Delors(2003), based on four pillars of education: learning to know – assuming that knowledge is never finished, evolves and is capable of being enriched with any experience learning to do – focusing on action through the human skills of each individual, in the different situations of social coexistence, with teamwork in the numerous areas in which one is inserted, learning to live together – in order to learn together with one self and with others mobilized in common practices. Applied to the approach of educational practices processes that seek to build significant a sensitive knowledge about the flora and fauna of the park forms an intercultural perspective: as one seeks dialogue with the knowledge of the Guarani Indigenous People about the territory where the Rio da Onça Park is located, through storytelling and guided readings. The poetics of beautiful walking is an image borrowed from the way the Guarani live and move lovingly through their territory. As they walk Guarani people and families get to know and maintain this territory through ecological relations ships with the plants and animals that live with them. Feeling and thinking about nature the walking practiced by this ancient people is referenced in conversation circles along the Park’s trails. Storytelling is adopted in reading circles and poetry production focusing on the diversity of flora and fauna, which includes bromeliads, orchids, lizards, armadillos, among other characters directly present in the local environments. Involving bibliographic, documentary and field research, the results of the research indicate that it is possible to include a set of pedagogical activities in the parks in a more systematic and planned way expanding their educational function. A pedagogical product, the research proposes a material for approaching a practical path that combines walking in nature and strolling in environmental education proposals that dialogue with indigenous cultures, reflecting on the experience of research in the Rio da Onça state Park
Collections
- Dissertações [115]