A dimensão da gênese instrumental na utilização dos recursos tecnológicos midiáticos no métier docente em aulas remotas
Resumo
Resumo: Este trabalho utilizou da técnica de "Instrução ao sósia" – IS (Clot, 2007a) para averiguar o agir de uma professora de LP (nomeada S1), da rede pública municipal de Educação Básica da cidade de Matinhos (PR) em suas atividades laborais de mediação no uso dos artefatos e mídias digitais em sala de aula, sucedidos na época do ensino remoto Covid-19. Para a coleta dos textos orais e a verificação dos dados da professora, foi utilizada a ferramenta computacional Teams. O objetivo deste estudo é refletir, a partir dos elementos linguístico-discursivos nos textos coletados à luz do interacionismo sócio discursivo (Bronckart, 2007), as dimensões da gênese instrumental, ou seja, os processos de transformação progressiva do artefato em instrumento (Rabardel, 1995a, 1995b, 2002). Pois, é através da análise de discurso, num processo de interpretação dos textos bem instrumentada, que as ações humanas podem ser interpretadas (Bronckart, 1997). Através de Vygotsky (2007) compreendemos o conceito de mediação como um elemento central para a compreensão do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, uma vez que o homem se relaciona com o mundo de forma mediada por instrumentos materiais e psicológicos. Em relação à linguagem e à função educacional, Clot (2007a, 2007b) nos ensina que o sujeito coloca nas palavras suas reflexões sobre o trabalho e em situação de trabalho, bem como a abrangência do trabalho prescrito e o realizado. Ao examinar o agir-linguageiro da professora, através da técnica de IS, evidenciamos, o modo como ela se utilizava dos recursos tecnológicos midiáticos, em especial o computador, o WhatsApp e a internet, para preparar o material do conteúdo programático de LP em seu projeto sobre alimentação. Os elementos linguísticodiscursivos detectados nos textos da IS apontam que S1, está instrumentada, isto é, significa que houve a apropriação dos artefatos (objeto material ou simbólico) pela professora participante que produziu e reproduziu ações, atualizou, reformulou, assimilou e transformou suas tarefas e, assim, potencializou seus esquemas mentais de uso dos recursos tecnológicos midiáticos transformando-os em instrumentos Abstract: This study employed the "Instruction to the Double sessions" (IS) technique (Clot, 2007a) to investigate the practices of a portuguese language teacher (designated as S1) within the municipal public education network in Matinhos (PR). The focus was on her mediation activities involving digital tools and media in the classroom during the COVID-19 remote learning period. Data collection comprised oral texts and an assessment of the teacher's activities, conducted via the computational tool Teams. The aim of this study is to reflect on the linguistic and discursive elements in the collected texts through the lens of socio-discursive interactionism (Bronckart, 2007), specifically investigating the dimensions of instrumental genesis, which refers to the progressive transformation of artifacts into tools (Rabardel, 1995a, 1995b, 2002). As posited by Bronckart (1997), "it is through discourse analysis, in a well-instrumented text interpretation process, that human actions can be understood". Vygotsky (2007) provides insight into the concept of mediation as essential for understanding the development of higher psychological functions, emphasizing that humans interact with the world through mediated material and psychological instruments. Concerning language and educational function, Clot (2007a, 2007b) teaches us that individuals convey their reflections on work through words, in both work situations and the scope of prescribed versus actual work. Examining the teacher's language-related actions via the IS technique reveals her use of technological media resources, particularly computers, WhatsApp, and the internet, to develop materials aligned with the learning in her nutrition project. The linguistic and discursive elements identified in the IS texts suggest that S1 is instrumented; she has appropriated various artifacts (both material and symbolic), producing and reproducing actions, updating, reformulating, assimilating, and transforming her tasks, thereby enhancing her cognitive frameworks for utilizing technological media resources and converting them into effective tools
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