Discipline and reason : the theory of discipline in Kant’s practical philosophy
Resumo
Resumo: O principal objetivo desta dissertação de tese é reconstruir a teoria da disciplina no sistema filosófico de Kant e analisar a sua relação com o conceito de autonomia. Na filosofia contemporânea, o conceito de disciplina é entendido como um importante parâmetro para a análise da subjetividade. No entanto, muitos filósofos vêem o conceito de disciplina como problemático, pois segundo eles, a disciplina impede o exercício da autonomia. Como o objetivo é mostrar que disciplina e autonomia são conceitos compatíveis e inter-relacionados, o primeiro capítulo propõe-se examinar duas perspectivas diferentes da de Kant, nomeadamente as de Hannah Arendt e Michel Foucault. A importância deste primeiro momento investigativo deve-se à ênfase na dimensão prático-política da tese, ou seja, para analisar a relação entre autonomia e disciplina, são apresentadas duas concepções que relatam o abuso da disciplina e a sua incompatibilidade com a autonomia. O segundo capítulo apresenta o conceito de disciplina encontrado na filosofia de Kant, a fim de reconstruir a teoria da disciplina e demonstrar a sua categorização e as suas funções, ou seja, examina-se os tipos de disciplinas (teórica, prática, pragmática) e a sua ação (interna e externa) sobre o agente. Finalmente, o terceiro capítulo tem dois objectivos principais: (i) mostrar a implementação da teoria da disciplina de Kant na sua filosofia prática, abrangendo as suas várias áreas (antropológica, moral, política, pedagógica e jurídica); e (ii) comparar as perspectivas sobre a disciplina apresentadas nesta tese, defendendo que a teoria da disciplina de Kant é capaz de resolver as preocupações levantadas por Arendt e Foucault em seus relatos sobre o poder disciplinar e a obediência absoluta. Ou seja, compara-se e demonstra-se a importância da teoria da disciplina para a teoria normativa de Kant, não só dentro do seu próprio sistema, mas também como uma alternativa consistente aos problemas que assolam as democracias contemporâneas Abstract: The main objective of this thesis is to reconstruct the theory of discipline within Kant's philosophical system and to analyse its relationship with the concept of autonomy. In contemporary philosophical discourse, the concept of discipline is regarded as a pivotal parameter for the analysis of subjectivity. Nevertheless, numerous philosophers regard the notion of discipline as a source of concern, on the grounds that it impedes the practice of autonomy. In order to demonstrate the compatibility and interrelatedness of discipline and autonomy, the initial chapter proposes an examination of two perspectives that diverge from Kant's, namely those of Hannah Arendt and Michel Foucault. The significance of this initial exploratory phase lies in its focus on the practical-political dimension of the thesis. To examine the relationship between autonomy and discipline, two conceptual frameworks are presented that illustrate instances of disciplinary abuse and its incompatibility with autonomy. The second chapter presents the concept of discipline as found in Kant's philosophy. It aims to reconstruct the theory of discipline and demonstrate its categorisation and functions. In particular, it examines the types of disciplines (theoretical, practical and pragmatic) and their action (internal and external) on the agent. The third chapter has two principal aims: (i) to demonstrate the implementation of Kant's theory of discipline in his practical philosophy, encompassing its various domains (anthropological, moral, political, pedagogical and legal); and (ii) to evaluate the perspectives on discipline presented in this thesis, illustrating how Kant's theory of discipline can address the concerns raised by Arendt and Foucault in their accounts of disciplinary power and absolute obedience. In other words, it compares and demonstrates the importance of the theory of discipline for Kant's normative theory, not only within its own system, but also as a consistent alternative to the problems that plague contemporary democracies
Collections
- Teses [87]