Um crítico de cinema surge em Curitiba : os escritos e a atividade intelectual do Armando Ribeiro Pinto (1948-1957)
Resumo
Resumo: Esta dissertação teve como intuito investigar a crítica de cinema e a atividade intelectual de Armando Ribeiro Pinto, entre os anos de 1948 e 1957. Emergindo na segunda metade do século XX, o crítico escreveu na revista Joaquim e manteve a coluna Cinerama no Diário do Paraná, nelas desenvolveu seu trabalho para um amplo público leitor, sendo que muitas de suas críticas possuem como característica a promoção de uma formação intelectual de seus leitores. Essa questão também pode ser observada em sua atividade de cineclubista, visto que fundou o Clube de Cinema de Curitiba em 1948, o primeiro cineclube da capital paranaense. Temos como objetivo, por meio da documentação – suas críticas de cinema publicadas nos dois periódicos que trabalho – entender como ocorreu o desenvolvimento sociocultural do cinema em Curitiba, posto que seu trabalho antecede a produção cinematográfica e a atividade de outros jornalistas locais, colocando-o como um pioneiro do processo. Para dar conta da nossa documentação, recorremos à História Serial às vistas de localizar regularidades discursivas que dão distinção ao ofício de Ribeiro Pinto. Como resultado, obtivemos a inferência de que o crítico trouxe inovações teóricas no que diz respeito à apreciação do cinema para Curitiba, onde, tanto pelos contatos realizados com a intelectualidade brasileira - Alex Viany e Paulo Emílio Salles Gomes - quanto pelas bibliografias que consumia tirou o cinema do jornalismo informativo, tratando-o na especificidade de sua linguagem. Demonstramos essa postura, através de seus escritos acerca do neorrealismo italiano e do cinema brasileiro. Abstract: This dissertation investigate the film criticism and intellectual activity of Armando Ribeiro Pinto between the years 1948 and 1957. Emerging in the second half of the 20th century, the critic wrote for the magazine Joaquim and maintained the Cinerama column in the Diário do Paraná. In these publications, he developed his work for a broad readership, with many of his critiques characterized by the promotion of intellectual development among his readers. This aspect can also be observed in his cinephile activity, as he founded the Curitiba Film Club in 1948, the first film club in the capital of Paraná. Our objective, through documentation—his film critiques published in the two periodicals mentioned—is to understand how the sociocultural development of cinema in Curitiba took place, considering that his work predates the local film production and the activities of other journalists, positioning him as a pioneer in the process. To handle our documentation, we turn to Serial History to locate discursive regularities that distinguish Ribeiro Pinto's craft. As a result, we concluded that the critic introduced theoretical innovations regarding film criticism in Curitiba, where, both through his connections with Brazilian intellectuals such as Alex Viany and Paulo Emílio Salles Gomes and the bibliographies he consumed, he elevated cinema from informative journalism, addressing it in the specificity of its language. We demonstrate this approach through his writings on Italian neorealism and Brazilian cinema.
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