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dc.contributor.advisorStefanello, Sabrinapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Milene Zanoni da, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.creatorArlant, Maria Anita de Queirozpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T20:16:55Z
dc.date.available2024-12-18T20:16:55Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93852
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Sabrina Stefanellopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª Drª Milene Zanoni da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Defesa : Curitiba, 27/06/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Saúde Coletivapt_BR
dc.description.abstractResumo: As práticas coletivas podem contribuir para a melhora na autonomia de enfrentamento de dificuldades e bem-estar das pessoas. Entre as estratégias, a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) está ganhando cada vez mais espaço, e está inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS). Há um processo formativo para terapeutas comunitários integrativos, porém é necessário conhecer melhor o perfil sociodemográfico dos formadores e os potenciais e fragilidades da formação na modalidade híbrida. O objetivo deste estudo foi analisar o processo formativo na modalidade híbrida dos terapeutas comunitários para a realização de rodas de TCI na América Latina. Esta pesquisa partiu de um grupo de pesquisa maior, onde o recorte da investigação teve como delineamento um estudo descritivo, observacional, transversal, com abordagem quali-quantitativa e separada em quatro etapas: avaliação da distribuição atual dos polos de TCI na América Latina; aplicação de questionário direcionado aos polos de TCI; questionário direcionado aos terapeutas comunitários formadores em TCI; e entrevista com o criador da TCI. O resultado se reflete da seguinte maneira: Etapa 1- mostrou que atualmente existem 48 polos ativos na América Latina, sendo o sudeste e o nordeste, as regiões com maior número de polos; Etapa 2 - indicou que 451 Terapeutas Comunitários foram formados entre os anos de 2020 e 2023; Etapa 3 - apontou que a maioria dos formadores em terapia comunitária são mulheres com a média de idade de 61 anos, e pós graduadas, além de que, foi visto que a maioria das formações são financiadas pelos próprios alunos; Etapa 4 – pela perspectiva do criador da TCI, o formato online em TCI teve impacto positivo em relação à acessibilidade da capacitação, porém o distanciamento físico impossibilita a realização das dinâmicas, sendo essencial no processo de formação do terapeuta comunitário. Conclui-se que, a partir dos dados desta pesquisa, existe a necessidade de capacitação de novos formadores para que haja a continuidade da TCI.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Collective practices can contribute to improving individuals' autonomy. Among the strategies, Integrative Community Therapy (ICT) is gaining more and more space and also is included in the National Policy of Integrative and Complementary Practices of the Unified Health System (SUS) in Brazil. As the result of ICT’s fast spread, it is necessary new researches on the ICT’s area especially on the training process for integrative community therapists, in order to obtain updated data of the sociodemographic profile of the trainers and the strengths and weaknesses of hybrid modality training.The objective of this study was to analyze the training process in the hybrid modality of integrative community therapists to carry out ICT circles in Latin America. This research stemmed from a larger research group, where the investigation focused on a descriptive, observational, cross-sectional study with a qualitative-quantitative approach, divided into four stages: assessment of the current distribution of Latin America ICT hubs; application of a questionnaire directed at ICT hubs; application of a questionnaire directed at integrative community therapists who train ICTs students; and an interview with the creator of ICT. The results are as follows: Stage 1 - showed that there are currently 48 active hubs in Latin America, with Southeast and Northeast regions having the highest number of hubs; Stage 2 - indicated that 451 integrative community therapists were trained between the years 2020 and 2023; Stage 3 - pointed out that most trainers in integrative community therapy are women with an average age of 61 years and postgraduates; it was also noted that most of ICT teachers finenced themselves their studies; Stage 4 - from the perspective of the ICT’s creator, the hybrid training had a positive impact in terms of accessibility, however, physical distancing hinders the execution of dynamics, which are essential in the training process of the integrative community therapists. It is concluded that, based on the data this research has shown, there is a need for training new trainers to ensure the ICT continuation.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTerapia comunitária integrativapt_BR
dc.subjectMedicina alternativapt_BR
dc.subjectSaúde - Educaçãopt_BR
dc.subjectSaúde Coletivapt_BR
dc.titleAnálise do processo de formação dos terapeutas comunitários na América Latinapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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